terça-feira, 24 de agosto de 2010

CEDRO FICA FORA DO PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2009/2010


Caros conterrâneos, o Governo Federal deu início ao pagamento do Programa Garantia Safra, na última quarta-feira, dia 18 de agosto, através da Caixa Econômica Federal. O pagamento do programa refere-se à safra de 2009/2010. O seguro é um benefício social para atender aos pequenos produtores rurais que registraram perda de pelo menos 50% da safra de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. Neste ano, o agricultor receberá o seguro distribuído em quatro parcelas de R$ 150,00, cada.

O nosso município participa do programa, tendo como beneficiários 2.608 agricultores. O descaso com esta categoria partiu mais uma vez do gestor municipal, que deixou de enviar para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em tempo hábil para homologação, o laudo de avaliação de perda de plantio, que é de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, órgão este vinculado a Prefeitura.

Causa indignação a falta de compromisso desta gestão com a nossa gente. Devemos avaliar que a maior indústria do nosso município, hoje, é a agricultura, e o maior exemplo são os 2.608 pais de famílias agricultores. Se comparados às fábricas com 100 operários, daria o equivalente a 26 indústrias em Cedro e, este prefeito não toma nenhuma atitude quanto às pessoas da sua confiança que não tiveram a responsabilidade de encaminhar este documento no devido tempo, prejudicando neste mês, os beneficiados pelo programa. Como o caso veio à tona, sei que eles vão correr contra o tempo e encaminhar este laudo para que, no mês seguinte, saia o pagamento. Infelizmente é assim que eles estão trabalhando. Este descaso vai refletir também em nossa economia, que deixará de ter circulando em Cedro, o montante de R$ 391.200,00, dinheiro que aqueceria o comércio local, além de ajudar os agricultores, que poderiam agora estar usufruindo do dinheirinho extra, a cumprir com os seus compromissos.

Este programa nunca foi levado a sério por esta gestão. Prova disso é que, em 27 de março de 2009, o mesmo foi notícia na imprensa nacional, através do Diário do Nordeste, quando divulgou que o promotor de Justiça de Cedro, Leydomar Nunes Pereira, apurava fraude no mesmo, uma vez que foi identificada entre os beneficiados uma relação de 109 nomes de comerciantes, servidores públicos, cargos comissionados e de prestadores de serviço, que estariam cadastrados no Garantia Safra sem atender aos critérios. Este é o jeito deles fazerem política, tirando da boca de quem necessita para agradar a quem muito já tem.

Aos trabalhadores prejudicados, presto a minha solidariedade e reclamo com eles que a prefeitura tome as devidas providências para que, mesmo tarde, esse benefício chegue para os nossos agricultores.

2 comentários:

  1. Deixar passar a vez do agricultor de receber esse pouco dinheiro é uma tremenda COVARDIA para com os mais pobres e sem falar em quase meio milhão que deixou de circular no comércio local...
    Realmente Cedro no caminho certo,rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A "TURMA DO ATRASO" mais uma vez com ações ou omissões que prejudicam o povo do nosso município, condizendo com esta nomenclatura adotada. É um absurdo este benefício social que apazigua a situação difícil em que se encontram os agricultores seja inviabilizado, em razão da desídia dos que deixaram de praticar tal ato.

    ResponderExcluir