quarta-feira, 4 de maio de 2011

OBRA LITERÁRIA RESGATA A HISTÓRIA DO CEDRENSE CLODAOLDO NUNES







Caros amigos, neste último dia 27 de abril, em Fortaleza, na Assembleia Legislativa, tive o prazer de participar da solenidade de lançamento do livro “Entre Carnaúbas, Mandacarus, Castanheiras e Cafezais”, sobre a vida do cedrense Clodoaldo Nunes de Almeida, de autoria de Damião Moreira Nunes e a Sra. Tereza Neide Nunes Vasconcelos.

Damião Moreira Nunes e Tereza Neide Nunes Vasconcelos, filho e neta de Clodoaldo, descrevem de forma genial a saga deste cidadão de Cedro, que deixou a nossa terra para percorrer o Brasil na busca de melhores condições de vida.

Depois de passar pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, Clodoaldo Nunes fixou residência na Fazenda Castanhal, em Rondônia, onde chegou em maio de 1965.

Clodoaldo Nunes foi um verdadeiro desbravador, tendo responsabilidade direta pela introdução da cultura do café em Rondônia, a partir da Fazenda Castanhal, com o auxílio dos filhos André Moreira Nunes e o autor do livro Damião, que residem até hoje naquela fazenda.

Depois de mostrar muita coragem e trabalho, conquistando simpatia e notoriedade no estado de Rondônia, fica o grande legado deste filho de Cedro que retrata a vida de destemor do sertanejo, sempre pronto a lutar e a vencer desafios.

Clodoaldo Nunes faleceu em julho de 1981, sua história está eternizada quando recebeu reconhecimento público, emprestando o seu nome a uma e escola e a um bairro na cidade de Cacoal.

Eu sou um saudosista. Gosto das boas histórias, e se estas retratam a vida de alguém que pertença ou tenha pertencido ao nosso bom lugar de Cedro, me prendo a respeitar, admirar e a divulgar.

Parabéns aos autores Damião Moreira Nunes e a Sra. Tereza Neide Nunes Vasconcelos pelo brilhante trabalho.

2 comentários:

  1. Bom dia, Dr. Diniz! Por favor ajude-me a encontrar um tio que esta há mais de 40 anos afastado da nossa família aqui no Espirito Santo. Esta semana achei uma carta antiga que minha tia guardou e então comecei a pesquisar na internet. Na carta , ele diz que estava morando nesta fazenda Castanhal aos cuidados de Clodoaldo Nunes de Almeida. É muito importante pra minha família saber do paradeiro dele. O nome dele é Jose Pereira, conhecido como Dé, aqui no Espirito Santo. Qualquer novidade por favor entre em contato comigo. Sou sobrinha dele , Marlene Fernandes, filha da irmã dele Geni Pereira com Sebastião Fernandes. Meu telefone (27) 9913 7294, pelo gmail maarlenefernandes e facebook Marlene Fernandes de Linhares ES. Um forte abraço e conto com sua colaboração.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr Nilson Diniz, por favor ajude-me a encontrar um tio que foi pra RO há mais de 40 anos e nunca mais nos comunicamos. Esta semana consegui com uma tia ler a única carta que ele nos enviou, logo qdo foi pra RO e, nesta carta, ele dizia que estava morando nesta fazenda Castanhal aos cuidados de Clodoaldo Nunes de Almeida, então comecei a pesquisar na internet e cheguei até seu blog, parece que caiu do céu. O nome desse tio é Jose Pereira, conhecido como Dé, aqui no Espirito Santo.Gostariamos de saber qual o paradeiro dele e poder reencontrá-lo . Qualquer novidade, favor entrar em contato comigo, meu nome é Marlene Fernandes, sou filha da irmã dele Geni Pereira com Sebastão Fernandes , meu telefone (27) 9913 7294. Moro em Linhares ES. Um forte abraço.

    ResponderExcluir