segunda-feira, 23 de maio de 2011

AÇUDE UBALDINHO SANGRA PELA SEGUNDA VEZ








Na manhã de quinta-feira, dia 19, o sangradouro do Açude Ubaldinho transbordou pela segunda vez, como resultado das fortes chuvas que caíram naquela semana no distrito de Naraniu, localizado no município de Várzea Alegre, mais precisamente na localidade de Várzea Grande, onde a precipitação mediu 142mm, provocou uma enchente que caiu nas cabeceiras do Riacho São Miguel e desaguou no açude Ubaldinho.

O Ubaldinho sangrou pela primeira vez em 08 de abril de 2008. A expectativa dos moradores da Agrovila e sítios vizinhos, que acompanhavam o aumento das águas na época, se transformou em alegria e festa, logo que as águas começaram a passar no sangradouro que tem extensão de 70m e fica sob a ponte do km 65 da CE 280.

O açude Ubaldinho tem capacidade para acumular 31.800m3 e foi construído na divisa dos municípios de Cedro com Várzea Alegre. A obra foi por mim iniciada em 19 de janeiro de 1996, durante a gestão do Governador Ciro Gomes, e concluída no Governo Tasso, na primeira gestão do atual prefeito de Cedro, em 15 de março de 1999. Com a construção do Ubaldinho um dos principais problemas da população cedrense, que era a convivência com a escassez de água, foi resolvido.

Outro benefício para a população com a construção do reservatório é a irrigação das terras pertencentes aos ribeirinhos do Riacho São Miguel, que têm agora, a oportunidade de plantar o ano inteiro.

Além da Escola Técnica Profissional, este foi o projeto prioritário que marcou a nossa administração. Para nossa equipe, colocar este projeto não foi fácil, porém o desafio maior foi executá-lo, pois mais de 90% da área de abrangência do reservatório cobriria as terras pertencentes ao município de Várzea Alegre. Na época tive que firmar uma parceria muito importante com o Prefeito Dr. Pedro Sátiro e com a bancada da oposição, liderada pelo ex-vereador, Antonio Nen, o que fez com que nenhuma ação contrária fosse movida junto à justiça para o embargamento da obra.

Atuei, ao lado dos proprietários, diretamente junto ao setor jurídico do Estado no processo de indenização das terras que seriam atingidas pela obra, o que proporcionou o pagamento do real valor dos terrenos.

Para realizar o sonho da nossa gente, contei com dois grandes representantes da comunidade cedrense no sentido de priorizar a realização deste empreendimento em parceria com o Governo do Estado. Por esta razão, registro aqui o meu reconhecimento ao Deputado Estadual Mauro Filho e ao Deputado Federal Ubiratan Aguiar, que não mediram esforços para realização deste feito. 

Também não posso deixar de falar aqui da incansável luta do ex-prefeito José Batista Filho, Dois de Ouro (in memorian), quando iniciou a obra de abastecimento d’água de Cedro através da transposição de águas do Açude Lima Campos, município de Icó, no início da década de 90, o qual viu o seu projeto ser paralisado pela falta de recursos federais.

Publico aqui a foto do Prefeito Dois de Ouro ao lado do Deputado Ubiratan Aguiar e do Ministro do Interior João Alves, durante a assinatura do convênio para o abastecimento d’água do Cedro, bem como a foto de operários implantando a rede do referido abastecimento no Bairro Prado.



Voltando ao Açude Ubaldinho, compartilho com todos que utilizam os recursos deste reservatório, a alegria de novamente vê-lo jogando suas águas no leito do Rio São Miguel, proporcionando o sustento e a manutenção da vida dos que dele necessitam.

Um comentário: