segunda-feira, 4 de abril de 2011

LIXÃO DO CEDRO É MAIS UM PROBLEMA PARA A POPULAÇÃO








Meus irmãos cedrenses,

Fico pasmo com a desorganização da atual administração de Cedro. Neste blog já tivemos a oportunidade de denunciar várias situações em que a prefeitura figura como alvo por prática de descaso com a nossa gente.

Agora, registro mais um ato de pura irresponsabilidade deste governo. Falo do lixão de Cedro. Todo mundo sabe que o lixo quando não é tratado corretamente causa sérios prejuízos ao meio ambiente e danos à saúde. Geralmente, as cidades tratam de colocar o lixo coletado em terrenos bem afastados da zona urbana ou em aterros sanitários.

Em Cedro, a situação é inversa. O lixo doméstico é depositado em um terreno que fica dentro da zona urbana e com um agravante: o terreno que serve de lixão, nas imediações do Conjunto Cedro II, a prefeitura paga de aluguel ao seu proprietário, mensalmente, o valor de R$ 1.200,00. Essa é uma forma de empreguismo para beneficiar diretamente o proprietário do terreno, o que você pode conferir acessando o Portal da Transparência (TCM).


Os gastos da prefeitura com a coleta do lixo em nossa cidade é uma coisa absurda. A empresa que faz a limpeza pública conta com uma frota de veículos contratados apenas para deslocar das ruas da cidade até o lixão, que fica dentro da área urbana de Cedro.

É importante que todos saibam que o terreno é inadequado para servir de depósito do lixo da nossa cidade e o valor pago é exorbitante. Há em Cedro, terrenos mais afastados da cidade, e com certeza, mais baratos. Há áreas apropriadas, com custo médio R$ 250,00/tarefa. Por este valor, o dinheiro do aluguel seria suficiente para a prefeitura comprar um terreno para o Lixão.

O mais preocupante, é que o lixão já começou a causar danos ao meio ambiente e poderá afetar também a saúde da população. Teste de laboratório, realizado a pedido do Ministério Público de Cedro, constatou que as águas do açude do Córrego dos Barros, apresentaram índices de poluição muito altos. O lixão também compromete a qualidade de outras áreas hídricas de Cedro.

Toda essa poluição acontece porque, por ordem da prefeitura, no mesmo local estão sendo depositados dejetos de fossas e lixo hospitalar. O lixo hospitalar, por sua vez, deve ter tratamento diferente do lixo doméstico, não podendo em hipótese nenhuma ser colocado naquele local.

E tem mais, pelas fotos podemos constatar que há medicamentos que sequer foram usados, jogados no lixo. Esses remédios com certeza tiveram o prazo de validade vencido e não chegaram ao destino final, que é beneficiar o nosso povo. Isto é lamentável, pois sabemos que no Cedro, médicos ligados ao nosso grupo político, quando prescrevem uma medicação para um paciente e este se dirige à farmácia pública, o remédio não é entregue. Essa é uma ordem do prefeito. Ele prefere que os remédios sejam jogados no lixo a doá-los ao povo.

A nossa preocupação com o lixão do Cedro também passa pelo problema da dengue. É do conhecimento de todos a luta dos governos do Brasil e do Ceará para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. Em Cedro, o lixão é um prato cheio para reprodução do Aedes aegypti.

Meus amigos, essa falta de planejamento e de compromisso da administração da nossa cidade tem prejudicado demais o nosso povo. Precisamos avançar. Precisamos crescer e não parar no tempo. Vamos continuar pedindo o apoio da população para que a nossa cidade saia desse momento de estagnação e passe ao desenvolvimento, há exemplos de outras cidades do nosso país.

3 comentários:

  1. Na Administração do Senhor, o lixão era nas ruas da cidade... Esqueceu?

    ResponderExcluir
  2. Com é bom termos esse espaço para debater os problemas de Cedro.Dá-se a isso o nome de DEMOCRACIA.O caso do lixo em que se refere a D.Joracir se deu quando da entrada do atual gestor, deixou passar mais de 15 dias a cidade sem a devida coleta do mesmo.
    A cooperativa de um tal de "SEABRA" foi a maior maracutaia que ja existiu em nosso município vindo até iludidos de cidades vizinhas...sem se falar que Cedro foi vítima de uma operação da polícia federal (coisa nunca vista por aqui) e desmascarar os fraudadores do seguro safra, tirando do pobre agricultor seu pouco dinheiro asseguradO por lei, onde os seus comandados irão responder por: FORMAÇÃO DE QUADRILHA, ESTELIONATO QUALIFICADO, CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA...dessa forma chegamos a conclusão q a MENTIRA e a CORRUPÇÃO aqui dá-se o nome de CIDADANIA CONQUISTADA!!!! lembra?

    ResponderExcluir
  3. Como o colega “anônimo” já explicou o problema do lixo de antigamente, em que o atual gestor passou mais de 15 dias sem fazer a coleta para poder mandar tirar fotos e filmar, para depois ficar com mentiras sobre a administração anterior, vou falar da nossa realidade: O HOJE. Já passamos da metade do mandato do atual gestor, e até agora não consigo ver nada feito nesse município. Sabe o que eu vejo D. Joracir? Vejo a polícia Federal investigando autoridades municipais, vejo agricultores perdendo o seguro safra para pessoa que não vivem deste ramo, vejo pessoas morrendo assassinadas toda semana por falta de segurança, já vi várias pessoas morrerem por falta de assistência médica, vejo o mercado público deteriorado, vejo a prefeitura quase caindo por falta reforma, vejo os nossos jovens na ociosidade, vejo várias denúncias sendo apuradas por corrupção, vejo nossas praças sem um coletor de lixo sequer, vejo nosso trânsito um caos por falta de municipalidade, etc. O responsável por todos esses desmandos, D. joracir, não é esse senhor que a senhora cita não. Se a senhora mora aqui no Cedro, seja mais sincera e veja a nossa realidade. Se não mora, venha para poder fazer comentários com fundamentos. E se por acaso a senhora é apadrinhada por algum benefício jamais vai enxergar a nossa realidade. Se o nosso problema atual fosse só o lixo, estaríamos muito melhores.

    Seja mais realista e menos apaixonada...

    ResponderExcluir