sexta-feira, 1 de abril de 2011

BINDÁ RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO DE CEDRO


Caros conterrâneos,

Muito me orgulha o momento atual, quando nos é oportunizado prestar homenagem, uma justa homenagem, a um dos homens públicos mais queridos do nosso município de Cedro. Além de líder político, um grande empreendedor. Refiro-me à pessoa de Antônio Ferreira da Silva (Antônio Bindá), que hoje, com 92 anos, é o vereador em atividade mais velho do país.

Estendo meus parabéns aos vereadores de Cedro, na pessoa do presidente da Câmara, Dr. Gildásio Oliveira, pela brilhante iniciativa de homenagear Antônio Bindá, neste sábado, dia 02 de abril, em sessão solene que será realizada nas dependências do Cedro Tênis Clube, a partir das 19h00.

Aproveito a oportunidade para convidar os nossos amigos e irmãos para prestigiarmos esse ilustre cedrense, participando da sessão solene em sua homenagem.

SOBRE “BINDÁ”

É do nosso conhecimento que em 1958, Antônio Ferreira da Silva - “Bindá”, se candidatou a vereador pela primeira vez, conseguido o seu primeiro mandato. De 1958 para cá, sua vida foi dedicado à política e ao comércio.

É preciso dizer que Bindá é um homem simples, suas origens são da roça. O trabalho pesado no campo e as poucas forças do então menino Bindá, atraíram a atenção do seu pai, Joaquim Ferreira da Silva, que o incentivou a deixar o roçado e a procurar trabalho na cidade.

O seu tio, Azarias Diniz, proprietário de uma mercearia, lhe deu o primeiro emprego. Mas, Bindá passou pouco tempo no trabalho, retornando ao sítio do pai dois anos depois.

Ali, observando o trabalho dos barbeiros, aprendeu a profissão, passando a cortar cabelo e a barbear os amigos. O serviço era feito em uma tenda, fácil de ser transportada, o que lhe permitia trabalhar na cidade e na zona rural.

Mais tarde, Bindá deixou mais uma vez o sítio e voltou para cidade, fechando uma sociedade com o primo José Clementino, num comércio para vender tecidos. Depois da parceria e mais experiente, sabendo que tinha capacidade suficiente para montar o seu próprio negócio, deixou a sociedade e abriu uma bodega.

A empreitada do comerciante foi bem sucedida. A bodega passou a ser chamada de Armazém Jangada, e até hoje, é uma referência comercial de Cedro.

Paralelo ao lado comercial, Bindá resolveu entrar na política. Foi na aqui que ele encontrou uma forma de ajudar a população mais carente e de dar a sua contribuição para o desenvolvimento de Cedro.

A primeira vez em que foi candidato, em 1958, foi eleito vereador. Na época, militava ao lado do meu pai, Dr. Obi Viana Diniz (in memorian).

De lá para cá, sua vida política é de sucessivas vitórias, visto que na década de 1960 conseguiu três mandatos como vereador e chegou a ocupar o cargo de vice-prefeito na gestão de Antonio Bitu dos Santos, prefeito de Cedro de 1977 a 1982. Quando esteve sem mandato, Bindá atuou diretamente em campanhas bem sucedidas, elegendo vereadora a sua esposa, Dalva Nazaré Nogueira (In memorian), e os sobrinhos.

Eu tenho o privilegio de contar com o apoio de Bindá e sou testemunha da sua atuação política, já que em 1992, quando concorri ao cargo de prefeito da cidade, Bindá e o seu grupo político indicaram para vice-prefeito na minha chapa, o companheiro Expedito Alves Costa. A nossa chapa foi vitoriosa e desenvolvemos um grande trabalho em Cedro.

Bindá é um homem do povo e voltou à Câmara nas últimas eleições de 2008, quando, com 89 anos, foi eleito para o seu quinto mandato. Hoje, aos 92 anos, é o vereador em atividade mais velho do país, o que é motivo de orgulho para o nosso povo.

Por todos estes motivos, quero aqui deixar os meus sinceros votos de parabéns pela vida de sucesso e por esta justa homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário