quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS DE NOSSO “CEDRINHO DE AÇÚCAR”


“Nosso melhor presente é o futuro de justiça social e felicidade que o povo quer”.

Do povoado da grande e praticamente única família que lhe deu origem, surgia, 90 anos atrás, o município que viu nascer os nossos antepassados, criando raízes na alma dos que vieram depois, algo meio mágico, meio divino. Cedro, terra-mãe de todos nós, encanto imorredouro, razão do nosso existir, nascia em redor da Fazenda Cedro, de João Cândido, para perdurar em nossos corações como marca de sangue. Cedro, ainda hoje, é o encanto de todos nós.

O tempo passa, o amor por esta terra aumenta. Aqui está a nossa vida, os nossos sonhos, projetos, os nossos filhos, amigos conterrâneos que acreditam na capacidade de reverter situações adversas e sonhar; sonhar juntos que um dia este lugar querido possa ser digno, justo, cantinho feliz de se viver. Quantos filhos ilustres neste torrão, daqui a uns anos serão centenários. Quantas batalhas vencidas e outras tantas por empreender. Cedro comemora 90 anos com cara de velha, mas a alma vibrante do estudante que questiona e quer aprender alçar voos ao infinito.

Cedro é mais que a cidade que nos viu nascer, crescer e multiplicar. É a nossa razão de existir. Saímos dela, mas ela insiste em não nos deixar. Cedro está no sangue, nos nossos melhores propósitos e projetos de cidadania, de vida digna para os que aqui habitam. Enquanto vida houver, por ela daremos a nossa melhor contribuição, espécie de reconhecimento por tudo que somos e seremos. Temos Cedro nos nossos planos de igualdade. Somos de cedro (madeira nobre) e como cedro haveremos de fazer frutificar com a paz.

Os 90 anos, hoje, comemorados devem deixar em cada um a reflexão sobre o Município que temos e o que queremos ter. Já deixei, como administrador, a marca de filho que ama a sua terra, em constante luta pelo seu povo, como mensageiro da esperança. Como médico, seguindo os passos de meu pai, Dr. Obi, e de Dr. Rubens, inesquecíveis cedrenses humanitários, pretendo honrar-lhes o ideal em favor da nossa gente generosa, povo bom que nos reclama atitudes positivas de desenvolvimento com justiça social.

Os 90 anos de Cedro são mais que uma data a comemorar. É um dia de dar as mãos e projetar o futuro, dizer não ao atraso e ao descaso. Hoje, porém, não é dia de lamentar, mas alegrar-se ante a possibilidade efetiva de fazer esta terra cumprir seu ideal de solo abençoado, onde todas as pessoas, como que formando uma só família, possam saudar o novo que virá, o dia de luz que vai nascer. E podermos devolver a este município amado a alegria esquecida, e dizermos orgulhosos: “Eu sou daqui, tenho orgulho de ser de Cedro!”

Acendamos as lâmpadas da alegria. Cedro amanhã será melhor. O nosso “Cedrinho de açúcar” merece e assim o quer. Parabéns a todos que vivem, que fazem e amam Cedro, em seus 90 anos de resistência, apesar de tudo e de todos. Parabéns, terra amada. Estamos aqui para lhe saudar a data tão especial.

Uma singela homenagem deste cedrense, apaixonado por esta terra,

Dr. Nilson Diniz.

2 comentários:

  1. Matadouro público fechado!! Consumimos carne de moita...
    Cidade toda em ruínas, praças, escolas...
    Energia cortada por falta de pagamento em alguns setores da prefeitura...
    Acho q ja tá bom por aqui, senão deixaria de ser um simples comentario...
    Ô Cedrinho, em respeito há você quase centenária, NUNCA deveríamos estar nessa situação!!
    E tome atraso!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS DR. PELA POSTAGEM, BELAS PALAVRAS E DEMOSTRAÇÃO DE CARINHO PELO CEDRO QUE NÓS TODOS AMAMOS! DEUS LHE DÊ EM DOBRO O QUE DESEJA PRA CADA UM DE NÓS CEDRENSES!!

    SAÚDE E SUCESSO PRO SENHOR!

    ResponderExcluir