quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VISITA AO HOSPITAL CASA DE SAÚDE SÃO RAIMUNDO NONATO





Irmãos cedrenses, na última sexta-feira, 17, participei em Várzea Alegre, das manifestações pelo aniversário de 45 anos de fundação do Hospital Casa de Saúde São Raimundo Nonato, na companhia do atual secretário de saúde do Estado, Arruda Bastos.

O secretário confidenciou que o trabalho que é realizado por aquela instituição de saúde, numa cidade do porte de Várzea Alegre, considerada estratégica para atender demandas de algumas cidades circunvizinhas, tem chamado a atenção do Estado, porque vem aplicando de forma correta e organizada os recursos oriundos dos convênios com o estado e com o município.

Vejo esse exemplo na prática, já que há mais de um ano, presto serviço naquele hospital como médico cirurgião na área de urologia.

Confesso que me senti feliz por Várzea Alegre, ao ver que aquele hospital recebe apoio do prefeito Zé Helder, que através da Secretaria Municipal de Saúde, destina corretamente os recursos conveniados, garantindo a qualidade do atendimento hospitalar e a implantação de novos serviços. Recursos que entram também através da Secretaria de Saúde do Estado.

Não resta dúvida que a responsabilidade da direção do hospital é grande, assim como é grande a competência no gerenciamento desse dinheiro, que embora ainda não seja o suficiente, já oferece grandes resultados em favor da população.

No Hospital São Raimundo já é possível realizar procedimentos médicos de alta complexidade, como cirurgias de vasectomia, prostatectomia, tireoidectomia, mastectomia, traumatologia, entre outros.

Até agora, num apanhado de 2008 a 2010, foram realizados no Hospital São Raimundo Nonato, 2.295 procedimentos cirúrgicos em diversas áreas.

Diante desses números, que considero de muito sucesso, vi que a prefeitura de Várzea Alegre e a direção do hospital buscam melhorar esse atendimento e estender ainda mais novos serviços à população, já que na reunião, cobraram do secretário Arruda Bastos apoio para ampliar esse leque de serviços, e aposto que irão conseguir, pois há sintonia em favor da população.

Enquanto isso, quando me volto para Cedro, encontro uma realidade diferente. Em nossa cidade, não há serviços especializados e até partos normais têm sido realizados em outros municípios. Por falta de apoio da prefeitura, o nosso povo tem que recorrer a outras unidades de saúde, de outras cidades, até para nascer. É triste, mas é real.

Sem dar atenção às unidades de saúde do município, sem buscar parcerias para fortalecer os hospitais, principalmente o Zulmira Sedrim de Aguiar, que tem maior estrutura física para acomodar novos serviços, e sem aplicar corretamente o dinheiro da saúde, os gestores atuais negam ao nosso povo o direito à saúde, além de lhes impor o sofrimento de estar constantemente se deslocando pra outras cidades em busca de atendimento, causando transtorno e aumentado as filas dos hospitais da região, e com um agravante, perdendo recursos na área de saúde, pois os governos, sabidamente, têm procurado investir nos municípios que melhor aplicam os recursos neste setor.

Como médico experiente, tenho conhecimento suficiente para afirmar que é possível fazer saúde de qualidade em nossa cidade. Para isso, basta olhar o exemplo de Várzea Alegre, uma cidade do porte da nossa, prestando serviços de alta complexidade. Eu fui prefeito e investi muito na saúde em Cedro, inclusive fui pioneiro na implantação de equipes do Programa Saúde da Família no estado do Ceará, quando Cedro foi escolhido para o projeto piloto do programa.

Meus amigos, para melhorar a vida do cidadão é preciso ter os olhos e a mente abertos para novas propostas. O mundo hoje é moderno, avança e cresce. Mas, para que isto aconteça com a nossa cidade, é preciso que haja pessoas interessadas em buscar melhorias para o povo. Fazer parcerias e cumprir com os compromissos. Mostrar para o Estado e para o País, que é a união de forças que causa transformações positivas na vida das comunidades.

Um comentário:

  1. Lamento muito o descaso do prefeito atual com a saúde no município de Cedro.

    ResponderExcluir