quarta-feira, 11 de maio de 2011

UMA HOMENAGEM AO MEU PAI, Dr. OBI VIANA DINIZ














Meus caros irmãos cedrenses, tenho o privilégio de ter vindo ao mundo através do casal Obi Viana Diniz e Marilene Alves Diniz.
 
O meu pai, Dr. Obi, como todos o conheciam, se estivesse vivo, completaria na data de hoje 90 anos.

O seu falecimento, ocorrido no dia 18 de agosto de 2007, na cidade de Fortaleza, vítima de enfarte, foi um duro golpe para mim, para toda nossa família, e também para a população cedrense.

Dr. Obi foi um homem dedicado à medicina e ao seu povo. Brilhou na vida pública, construiu e lutou pelos cedrenses com paixão, deixando um legado de grandes realizações na vida familiar, social e política.

Resgato a sua memória postando a sua biografia como fonte de pesquisa e de informação para todos que querem conhecer um exemplo de homem digno, capaz e apaixonado pela sua terra.

Biografia Obi Viana Diniz

Iniciando uma história com feitos, conquistas e realizações.

Obi Viana Diniz, médico humanitário, político e agropecuarista, nasceu em Cedro, no Sítio Baixio de Gabriel, em 11 de maio de 1921, filho de José Gabriel Diniz e Maria Gonçalves Viana. Foi aluno do Ginásio do Crato, na década de 30, e nos anos seguintes, estudou no Colégio Castelo Branco, em Fortaleza. Concluiu o curso cientifico no Rio de Janeiro, onde também cursou a Faculdade Nacional de Medicina, formando-se em 1953. Em seguida, retornou à sua querida cidade de Cedro e montou seu consultório para praticar seus dotes vocacionais de beneficência na medicina, tornando-se o primeiro médico filho de Cedro a trabalhar no município. Dr. Obi foi também o médico da família, atendia seus pacientes em sua casa, onde não tinha hora nem lugar, muito menos a visão financeira da recompensa.

A cerimônia do casamento com Marilene Alves Diniz, foi realizada em 13 de dezembro de 1972, com quem teve sete filhos: Denise Diniz, Leandro Diniz, Gabriel Diniz, Nilson Diniz, Nigéria Diniz, Obi Filho e Nilo Diniz.

O Ingresso na vida política e social:

Dr. Obi foi o herdeiro político do seu pai José Gabriel Diniz (primeiro prefeito de Cedro), tendo sido eleito prefeito deste município por duas vezes, em 03 de outubro de 1958 pela coligação PTB-PSD-PSP, e em 15 de novembro de 1972, pelo partido Aliança Renovadora Nacional - ARENA. Ao fim de seu primeiro mandato como prefeito, foi eleito para deputado estadual em dois mandatos seguidos, 1962-1969, pelo partido da União Democrática Nacional - UDN, tendo em seu primeiro mandato sido indicado pelo então Governador Virgílio Távora, para ser Secretário Adjunto de Polícia do Estado do Ceará, secretaria esta, ocupada na época pelo coronel Nogueira Alexandrino.

Em sua segunda gestão como Prefeito do Cedro, visitou a Alemanha a convite oficial do governo daquele país, como integrante de um programa de intercâmbio sociocultural. Sua trajetória política foi percorrida com honradez e dignidade, pois sempre fez da política um ato de servir, exaltar virtudes, e ao bem comum exercer o ofício de bem administrar.

Desde que voltou ao Cedro, Dr. Obi participou de todos os movimentos de ações sociais para o progresso do município, dentre estes, vale salientar a importante batalha travada ao lado de seus primos e colegas médicos, Antonio Bitu dos Santos e Rubens Bezerra de Albuquerque, para criar o Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar. Fundou com Luiz Gonzaga de Moura e outros produtores de algodão da região, a Cooperativa Agrícola e Industrial de Cedro - COOCEDRO, uma organização que tempos depois resultou na maior cooperativa agrícola do interior nordestino.

Teve uma vida social autêntica, tendo sido sócio fundador do Clube Recreativo Cedrense, em 1960 e do Cedro Tênis Clube, em 1986. No ano de 1975, ingressou na Maçonaria, onde foi venerável por dois mandatos. Ainda atuou como membro do Lions Clube de Cedro.

No período em que residiu no Rio de Janeiro, se encantou com as cores e o futebol do Flamengo, se tornando um fiel torcedor. Já aqui no Ceará, o seu time do coração sempre foi o Fortaleza.

Dr. Obi tem em seu currículo 53 anos de exercício da profissão médica, que levou o Conselho Federal de Medicina a lhe outorgar o título honorífico de grande detentor da “Ética na Medicina”, percorrido sobre o caminho do espírito humano, bom feito moral, cidadania e integridade sem precedente na história dos homens bons deste país.

Dr. Obi faleceu no dia 18 de agosto de 2007, na cidade de Fortaleza, vítima de enfarte, sendo que há anos o médico também já vinha sofrendo problemas de osteoporose. Seu corpo foi sepultado no cemitério São João Batista na cidade de Cedro.

Fica, portanto, impresso nas páginas da história do país e no contexto político social da cidade de Cedro - Ceará, o distintivo de um homem comum, mas enaltecido pelos seus feitos de heroi no curso dos mais variados cenários da política e da área da saúde, integrada aos familiares, conterrâneos e amigos.

Ouça, abaixo, a homenagem que Dr. Nilson prestou ao seu pai, Dr. Obi, por ocasião da missa de corpo presente, no dia 18 de agosto de 2007.

8 comentários:

  1. Grande pessoa, maravilhoso médico, humano e cedrense de muito valor.

    ResponderExcluir
  2. Falar de Dr. Obi é muito difícil. Se fosse colocar em palavras o que ele significou para a história do nosso município, o espaço para postar esse comentário, certamente seria pequeno. Falar de Dr. Obi, é falar de seriedade, honestidade, integridade, hombridade, dignidade e acima de tudo respeito com o próximo. Tratava as pessoas da mesma forma, independentemente, de raça, cor partidária e religião. Não guardava mágoa, ódio ou rancor de ninguém. Está para nascer um homem de tamanha responsabilidade com o seu povo. Pessoa de caráter, palavra, sinceridade, compromisso com os menos favorecidos. Pessoa humana e que ainda hoje é respeitada por todos os cedrenses. Não existem pessoas neste mundo que não o admirasse e aplaudisse. Enfim, este sim foi e ainda está na memória do povo como o maior líder político desta terra. Quem fala isso é o próprio povo, eu sou parte desse povo. Fica aqui a minha gratidão. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Filho ilustre de Cedro, conheci profundamente a conduta na vibração de sua rotina, na classe de suas vitorias e derrotas e sempre aliado a ética.
    Homem simples. "A HUMILDADE É TAMBÉM UMA FORMA SUTÍL DE PODER.UMA PESSOA EXTERNAMENTE HUMILDE E FAMOSA POR SUA HUMILDADE SE TRANSFORMA, AOS OLHOS DOS OUTROS, EM UM SER SUPERIOR" Valter Borges.
    Muitíssimo obrigado por sua parcela de contribuição na qual deixou viva na memória do povo de Cedro.

    ResponderExcluir
  4. Não podemos falar em Cedro sem mencionar um de seus grandes filhos, que tanto amou sua terra natal. Dr. Obi Diniz era um homem de coragem, simples, excelente pai, trabalhador, humilde e que dedicou boa parte da sua vida em servir aqueles que necessitavam. Tenho a sorte grande de poder ter crescido perto de Dr. Obi e um orgulho imensurável de ser seu neto. Muito obrigado meu avô por todos os ensinamentos e lições de vida que foram transmitidos à nossa família.Fica aqui a minha gratidão e a saudade que existirá até poder reencontrá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos falar em Cedro sem mencionar um de seus grandes filhos que tanto amou sua terra natal. Dr. Obi Diniz era um homem de coragem, simples, excelente pai, trabalhador, humilde e que dedicou boa parte da sua vida em servir aqueles que necessitavam. Tenho a sorte grande de poder ter crescido perto de Dr. Obi e um orgulho imensurável de ser seu neto. Muito obrigado meu avô por todos os ensinamentos e lições de vida que foram transmitidos à nossa família.Fica aqui a minha gratidão e a saudade que existirá até poder reencontrá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.

    Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão.
    Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida
    inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao
    vento.

    Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo
    estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram
    plantadas ao nosso redor. E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos
    outros.

    Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, às vezes anos.

    Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos
    ficar em silêncio. Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque
    algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso
    "porque não estamos acostumados com isso" e não dizemos que gostamos
    porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.

    E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os
    mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que
    não temos suficiente. Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos
    consumimos.

    Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a
    gente. E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos?
    Isso faria uma grande diferença!

    E o tempo passa...

    Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.

    Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás. E então nos perguntamos: e agora?!

    Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço
    amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.

    Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.

    Não olhe para trás. O que passou, passou. O que perdemos, perdemos.


    Olhe para frente !

    Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor.
    Ainda é tempo de voltar-se para dentro e agradecer pela vida, que mesmo
    efêmera, ainda está em nós.

    ResponderExcluir
  7. Então.. Dr. Obi.. deixou sua marca..
    Tenho certeza que tem inúmeras lembranças.. fatos ocorridos.. que jamais serão esquecidos por nós.. pelo o povo cedrense.. somos gratos por tudo o que ele fez; Embora tarde pra dizer isso.. mas concientes que teve um dedinho dele em muitas.. muitas coisas.. Um grande exemplo pra se espelhar..

    ResponderExcluir
  8. Eis ai um grade cedrense que nos deixou marcas, as marcas de uma história que jamais será esquecida por nós.

    ResponderExcluir