segunda-feira, 23 de maio de 2011

AÇUDE UBALDINHO SANGRA PELA SEGUNDA VEZ








Na manhã de quinta-feira, dia 19, o sangradouro do Açude Ubaldinho transbordou pela segunda vez, como resultado das fortes chuvas que caíram naquela semana no distrito de Naraniu, localizado no município de Várzea Alegre, mais precisamente na localidade de Várzea Grande, onde a precipitação mediu 142mm, provocou uma enchente que caiu nas cabeceiras do Riacho São Miguel e desaguou no açude Ubaldinho.

O Ubaldinho sangrou pela primeira vez em 08 de abril de 2008. A expectativa dos moradores da Agrovila e sítios vizinhos, que acompanhavam o aumento das águas na época, se transformou em alegria e festa, logo que as águas começaram a passar no sangradouro que tem extensão de 70m e fica sob a ponte do km 65 da CE 280.

O açude Ubaldinho tem capacidade para acumular 31.800m3 e foi construído na divisa dos municípios de Cedro com Várzea Alegre. A obra foi por mim iniciada em 19 de janeiro de 1996, durante a gestão do Governador Ciro Gomes, e concluída no Governo Tasso, na primeira gestão do atual prefeito de Cedro, em 15 de março de 1999. Com a construção do Ubaldinho um dos principais problemas da população cedrense, que era a convivência com a escassez de água, foi resolvido.

Outro benefício para a população com a construção do reservatório é a irrigação das terras pertencentes aos ribeirinhos do Riacho São Miguel, que têm agora, a oportunidade de plantar o ano inteiro.

Além da Escola Técnica Profissional, este foi o projeto prioritário que marcou a nossa administração. Para nossa equipe, colocar este projeto não foi fácil, porém o desafio maior foi executá-lo, pois mais de 90% da área de abrangência do reservatório cobriria as terras pertencentes ao município de Várzea Alegre. Na época tive que firmar uma parceria muito importante com o Prefeito Dr. Pedro Sátiro e com a bancada da oposição, liderada pelo ex-vereador, Antonio Nen, o que fez com que nenhuma ação contrária fosse movida junto à justiça para o embargamento da obra.

Atuei, ao lado dos proprietários, diretamente junto ao setor jurídico do Estado no processo de indenização das terras que seriam atingidas pela obra, o que proporcionou o pagamento do real valor dos terrenos.

Para realizar o sonho da nossa gente, contei com dois grandes representantes da comunidade cedrense no sentido de priorizar a realização deste empreendimento em parceria com o Governo do Estado. Por esta razão, registro aqui o meu reconhecimento ao Deputado Estadual Mauro Filho e ao Deputado Federal Ubiratan Aguiar, que não mediram esforços para realização deste feito. 

Também não posso deixar de falar aqui da incansável luta do ex-prefeito José Batista Filho, Dois de Ouro (in memorian), quando iniciou a obra de abastecimento d’água de Cedro através da transposição de águas do Açude Lima Campos, município de Icó, no início da década de 90, o qual viu o seu projeto ser paralisado pela falta de recursos federais.

Publico aqui a foto do Prefeito Dois de Ouro ao lado do Deputado Ubiratan Aguiar e do Ministro do Interior João Alves, durante a assinatura do convênio para o abastecimento d’água do Cedro, bem como a foto de operários implantando a rede do referido abastecimento no Bairro Prado.



Voltando ao Açude Ubaldinho, compartilho com todos que utilizam os recursos deste reservatório, a alegria de novamente vê-lo jogando suas águas no leito do Rio São Miguel, proporcionando o sustento e a manutenção da vida dos que dele necessitam.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ANIVERSÁRIO DE UM ANO DO BLOG


Caros amigos e irmãos cedrenses, como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que estreávamos nossas publicações por meio deste blog, e hoje aqui, estamos para registrar o primeiro aniversário desse espaço, que se tornou uma ferramenta para reivindicar e cobrar melhorias para o nosso povo e para a nossa cidade, e também, para reconhecer acertos e talentos que engrandecem a nossa terra pelo trabalho.

A nossa primeira postagem aconteceu no dia 12 de abril de 2010. Nesta postagem, fizemos o convite aos internautas para nos acompanhar e participar dos debates sugeridos por nós.

No primeiro tema, abordamos a problemática situação dos recursos do Fundeb destinados ao Cedro. Os professores do município estavam com os seus salários atrasados e não sabiam qual o destino dado aos recursos do fundo financiador da educação.

Com a matéria: “AONDE FORAM PARAR OS RECURSOS DO FUNDEB NO CEDRO?”, mostramos que estávamos sintonizados com o problema e procuramos incentivar a atuação dos professores, que reativaram o Sindicato dos Servidores Públicos. A entidade passou a cobrar, na Justiça, uma reposta para o problema.

O blog, escrito por mim, ganhou notoriedade. Das 60 publicações que postei, a mais vista foi a que trata do seguinte tema: CHITÃO PERDE TRADIÇÃO - publicada no dia 10 de julho de 2010, com 595 visualizações.

Acumulamos em um ano, o expressivo número de 89 seguidores, e recebemos 115 comentários. Os comentários mostraram as opiniões dos visitantes do blog, e através destes, embasamos cada vez mais o nosso trabalho.

Com o blog, descobrimos que temos irmãos e conterrâneos espalhados em várias partes do mundo. Há registros em nossas estatísticas de visualizações da nossa página nos Estados Unidos, Holanda, Bolívia, Portugal, Canadá, Alemanha, França, Rússia e Itália.

Vamos continuar com o nosso trabalho de forma seria e honesta, mostrando caminhos, ajudando e contribuindo para o crescimento da nossa terra e da nossa gente.

Obrigado a todos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

UMA HOMENAGEM AO MEU PAI, Dr. OBI VIANA DINIZ














Meus caros irmãos cedrenses, tenho o privilégio de ter vindo ao mundo através do casal Obi Viana Diniz e Marilene Alves Diniz.
 
O meu pai, Dr. Obi, como todos o conheciam, se estivesse vivo, completaria na data de hoje 90 anos.

O seu falecimento, ocorrido no dia 18 de agosto de 2007, na cidade de Fortaleza, vítima de enfarte, foi um duro golpe para mim, para toda nossa família, e também para a população cedrense.

Dr. Obi foi um homem dedicado à medicina e ao seu povo. Brilhou na vida pública, construiu e lutou pelos cedrenses com paixão, deixando um legado de grandes realizações na vida familiar, social e política.

Resgato a sua memória postando a sua biografia como fonte de pesquisa e de informação para todos que querem conhecer um exemplo de homem digno, capaz e apaixonado pela sua terra.

Biografia Obi Viana Diniz

Iniciando uma história com feitos, conquistas e realizações.

Obi Viana Diniz, médico humanitário, político e agropecuarista, nasceu em Cedro, no Sítio Baixio de Gabriel, em 11 de maio de 1921, filho de José Gabriel Diniz e Maria Gonçalves Viana. Foi aluno do Ginásio do Crato, na década de 30, e nos anos seguintes, estudou no Colégio Castelo Branco, em Fortaleza. Concluiu o curso cientifico no Rio de Janeiro, onde também cursou a Faculdade Nacional de Medicina, formando-se em 1953. Em seguida, retornou à sua querida cidade de Cedro e montou seu consultório para praticar seus dotes vocacionais de beneficência na medicina, tornando-se o primeiro médico filho de Cedro a trabalhar no município. Dr. Obi foi também o médico da família, atendia seus pacientes em sua casa, onde não tinha hora nem lugar, muito menos a visão financeira da recompensa.

A cerimônia do casamento com Marilene Alves Diniz, foi realizada em 13 de dezembro de 1972, com quem teve sete filhos: Denise Diniz, Leandro Diniz, Gabriel Diniz, Nilson Diniz, Nigéria Diniz, Obi Filho e Nilo Diniz.

O Ingresso na vida política e social:

Dr. Obi foi o herdeiro político do seu pai José Gabriel Diniz (primeiro prefeito de Cedro), tendo sido eleito prefeito deste município por duas vezes, em 03 de outubro de 1958 pela coligação PTB-PSD-PSP, e em 15 de novembro de 1972, pelo partido Aliança Renovadora Nacional - ARENA. Ao fim de seu primeiro mandato como prefeito, foi eleito para deputado estadual em dois mandatos seguidos, 1962-1969, pelo partido da União Democrática Nacional - UDN, tendo em seu primeiro mandato sido indicado pelo então Governador Virgílio Távora, para ser Secretário Adjunto de Polícia do Estado do Ceará, secretaria esta, ocupada na época pelo coronel Nogueira Alexandrino.

Em sua segunda gestão como Prefeito do Cedro, visitou a Alemanha a convite oficial do governo daquele país, como integrante de um programa de intercâmbio sociocultural. Sua trajetória política foi percorrida com honradez e dignidade, pois sempre fez da política um ato de servir, exaltar virtudes, e ao bem comum exercer o ofício de bem administrar.

Desde que voltou ao Cedro, Dr. Obi participou de todos os movimentos de ações sociais para o progresso do município, dentre estes, vale salientar a importante batalha travada ao lado de seus primos e colegas médicos, Antonio Bitu dos Santos e Rubens Bezerra de Albuquerque, para criar o Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar. Fundou com Luiz Gonzaga de Moura e outros produtores de algodão da região, a Cooperativa Agrícola e Industrial de Cedro - COOCEDRO, uma organização que tempos depois resultou na maior cooperativa agrícola do interior nordestino.

Teve uma vida social autêntica, tendo sido sócio fundador do Clube Recreativo Cedrense, em 1960 e do Cedro Tênis Clube, em 1986. No ano de 1975, ingressou na Maçonaria, onde foi venerável por dois mandatos. Ainda atuou como membro do Lions Clube de Cedro.

No período em que residiu no Rio de Janeiro, se encantou com as cores e o futebol do Flamengo, se tornando um fiel torcedor. Já aqui no Ceará, o seu time do coração sempre foi o Fortaleza.

Dr. Obi tem em seu currículo 53 anos de exercício da profissão médica, que levou o Conselho Federal de Medicina a lhe outorgar o título honorífico de grande detentor da “Ética na Medicina”, percorrido sobre o caminho do espírito humano, bom feito moral, cidadania e integridade sem precedente na história dos homens bons deste país.

Dr. Obi faleceu no dia 18 de agosto de 2007, na cidade de Fortaleza, vítima de enfarte, sendo que há anos o médico também já vinha sofrendo problemas de osteoporose. Seu corpo foi sepultado no cemitério São João Batista na cidade de Cedro.

Fica, portanto, impresso nas páginas da história do país e no contexto político social da cidade de Cedro - Ceará, o distintivo de um homem comum, mas enaltecido pelos seus feitos de heroi no curso dos mais variados cenários da política e da área da saúde, integrada aos familiares, conterrâneos e amigos.

Ouça, abaixo, a homenagem que Dr. Nilson prestou ao seu pai, Dr. Obi, por ocasião da missa de corpo presente, no dia 18 de agosto de 2007.

terça-feira, 10 de maio de 2011

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ INAUGURA OBRAS EM VÁRZEA ALEGRE




Amigos internautas, participei juntamente com a comitiva cedrense, da inauguração de obras pelo governo do Estado na cidade de Várzea Alegre, na noite da última sexta-feira, 06, quando foram entregues àquele município uma Escola Estadual de Educação Profissional e uma Delegacia Municipal de Polícia Civil com Departamento da Polícia Militar.

A cidade de Várzea Alegre festejou o recebimento de uma escola que vai oferecer novas oportunidades à juventude, com cursos profissionalizantes que abrirão caminhos para o mercado de trabalho.

Na segurança, a pacata cidade de Várzea Alegre, com índices de criminalidade muito baixos, recebeu também uma moderna estrutura que abrigará as policias e Civil e Militar. Será um reforço a mais que garantirá que a cidade continue como um local reconhecidamente tranquilo.

O governo estadual vem realizando um brilhante trabalho, quando incentiva a educação técnica profissional e também estrutura a área da segurança pública.

Em nossa cidade, a CE-Jovem funciona na Escola Estadual Francisca de Albuquerque Moura, que foi adaptada pelo Estado para este fim. Causou-me imensa satisfação o fato da primeira turma de alunos da CE-Jovem de Cedro ter ministrado uma aula, por ocasião da inauguração da escola profissional de Várzea Alegre, que foi assistida pelo governador Cid Gomes.

Por esta razão, parabenizo os estudantes do CE-Jovem de Cedro, fazendo-o de forma extensiva a todos, professores e funcionários.

É preciso dizer que Cedro é pioneiro na educação profissional. Na região, foi uma das primeiras cidades a implantar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

O SENAI foi responsável pela preparação de muitos jovens cedrenses para o mercado de trabalho. Eu tive a honra de inaugurar a terceira Escola Técnica Federal do Estado do Ceará.

A obra foi iniciada em 23 de novembro de 1989, na gestão do ex-prefeito José Batista Filho (Dois de Ouro), e concluída em 05 de dezembro de 1994, na minha administração.

O prefeito Zé Helder, meu amigo, é um homem capacitado e já demonstrou nesta região que é um gestor que tem investido em todas as áreas que possam trazer desenvolvimento ao seu município, a exemplo da urbanização da Lagoa de São Raimundo Nonato, recentemente inaugurada por este mesmo governo, que merece o nosso reconhecimento e respeito pela forma de bem administrar o nosso Estado.

São esses exemplos bem sucedidos que queremos ver em nossa cidade. Para que isso aconteça, é preciso que todos nós unamos forças para cobrar as mudanças que se fazem necessárias em Cedro.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DR. LUIZ JÚNIOR, UM CEDRENSE COM CIDADANIA FORTALEZENSE



Meus amigos,

O que para muitos pode ter sido uma surpresa, soou para mim como algo natural, corriqueiro e que seria uma questão de tempo para acontecer. Falo do meu amigo e conterrâneo, o médico Dr. Luiz Gonzaga de Moura Júnior, especialista em cirurgia bariátrica (redução de estômago), que na noite do dia 29 de abril de 2011, no auditório da Câmara de Vereadores de Fortaleza, recebeu o título de cidadão fortalezense, outorgado por aquela casa legislativa, numa iniciativa do vereador Walter Cavalcante (PHS).

Dr. Luiz Júnior é aqui do nosso Cedro, filho do agropecuarista e ex-presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cedro - COCEDRO, Luiz Gonzaga de Moura, e de dona Maria Neusa de Moura.

Há 47 anos morando em Fortaleza, conceituado e respeitado na sua profissão, o destino levou esse filho natural de Cedro a se destacar, permitindo-lhe ascender entre os muitos profissionais da medicina e na sociedade fortalezense.

Envaidece-me ter participado da solenidade que o tornou cidadão de Fortaleza. Assisti o reconhecimento público da representação do povo da grande Fortaleza ao filho ilustre de Cedro.

Dr. Luiz Júnior é mais um da lista dos muitos cedrenses que fazem sucesso no Brasil afora, ostentando com vigor a capacidade e inteligência da nossa gente. Mais do que isso. Ele se torna exemplo a ser seguido. É luz e inspiração para as novas gerações.

Convivi, durante a minha vida como acadêmico de medicina, com Dr. Luiz Júnior e sua primeira esposa, Marcia Sabiá (in memorian), atuando como cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Nesta instituição, tive a honra de receber do casal conhecimentos da profissão médica (clínica cirúrgica) e muitas lições de vida.

Desta forma, reconhecendo o valor deste grande homem, presto a ele os meus sinceros votos de parabéns.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

OBRA LITERÁRIA RESGATA A HISTÓRIA DO CEDRENSE CLODAOLDO NUNES







Caros amigos, neste último dia 27 de abril, em Fortaleza, na Assembleia Legislativa, tive o prazer de participar da solenidade de lançamento do livro “Entre Carnaúbas, Mandacarus, Castanheiras e Cafezais”, sobre a vida do cedrense Clodoaldo Nunes de Almeida, de autoria de Damião Moreira Nunes e a Sra. Tereza Neide Nunes Vasconcelos.

Damião Moreira Nunes e Tereza Neide Nunes Vasconcelos, filho e neta de Clodoaldo, descrevem de forma genial a saga deste cidadão de Cedro, que deixou a nossa terra para percorrer o Brasil na busca de melhores condições de vida.

Depois de passar pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, Clodoaldo Nunes fixou residência na Fazenda Castanhal, em Rondônia, onde chegou em maio de 1965.

Clodoaldo Nunes foi um verdadeiro desbravador, tendo responsabilidade direta pela introdução da cultura do café em Rondônia, a partir da Fazenda Castanhal, com o auxílio dos filhos André Moreira Nunes e o autor do livro Damião, que residem até hoje naquela fazenda.

Depois de mostrar muita coragem e trabalho, conquistando simpatia e notoriedade no estado de Rondônia, fica o grande legado deste filho de Cedro que retrata a vida de destemor do sertanejo, sempre pronto a lutar e a vencer desafios.

Clodoaldo Nunes faleceu em julho de 1981, sua história está eternizada quando recebeu reconhecimento público, emprestando o seu nome a uma e escola e a um bairro na cidade de Cacoal.

Eu sou um saudosista. Gosto das boas histórias, e se estas retratam a vida de alguém que pertença ou tenha pertencido ao nosso bom lugar de Cedro, me prendo a respeitar, admirar e a divulgar.

Parabéns aos autores Damião Moreira Nunes e a Sra. Tereza Neide Nunes Vasconcelos pelo brilhante trabalho.