sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CENSO DEMOGRÁFICO APONTA QUE CEDRO QUASE NÃO CRESCEU

Caros internautas, no último dia 04, foram publicados no Diário Oficial da União, os números referentes ao censo demográfico 2010.

Observado esses números, constatamos que a população cedrense, em dez anos, cresceu muito pouco. Em 2000, o município contava com uma população de 24.062 habitantes. Pelo censo 2010, essa população passou para 24.398 habitantes. Uma diferença, em dez anos, de apenas 336 habitantes.

Esses números nos levam a refletir sobre a realidade do Cedro que não oferece a menor condição para que os seus filhos permaneçam na cidade. Aqui falta muita coisa, inclusive uma estrutura de atração de empresas, fortalecimento do comércio, a agricultura... Falta uma estrutura que ofereça ao cedrense trabalho e renda, razões para que o cidadão cresça e organize a sua família.

É triste ver que os governantes da nossa cidade não lutam pelo progresso de Cedro. É atraso por cima de atraso.

A gente olha para os municípios vizinhos, onde os prefeitos têm compromisso com o seu povo, e observamos os avanços conquistados. Em Várzea Alegre, cidade que está hoje no cenário do estado e do país como exemplo de administração, e percebemos que a cidade se desenvolveu, concentrando um comércio ativo e a chegada de novos empreendimentos. Pelo censo, em 2010, Várzea Alegre aumentou a sua população em 3.375 habitantes. Passamos para Iguatu. Lá, a população cresceu, saltando de 85.615 habitantes em 2000, para 95.011, um aumento de 9.397 pessoas no município.

Caro cedrense, nós não podemos assistir o crescimento de outras localidades de braços cruzados, sem fazer nada. Precisamos crescer também. Cedro precisa do nosso apoio, da nossa dedicação, do nosso coração trabalhando em benefício de todos. Vamos caminhar juntos numa mesma direção, na direção do crescimento.

10 comentários:

  1. é tivemos sorte aqui em Várzea Alegre pegar um prefeito compromissado com o seu povo, espero que os cedrenses abram os olhos e lutem por mudanças, a começar pelo gestor municipal, hoje eu postarei esse texto no meu blog visite abraços www.blogdoisraelbaista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que realidade dura essa que vive o Cedro.
    Cada dia mais entregue as traças..
    Essa é a verdadeira expressão..
    Não estou morando atualmente em Cedro.. devido justamente há essas condições que não nos oferece. Emprego de qualidade, com salário dignos. Moro na capital e vejo que a cada dia aumenta mais o número de pessoas saindo.. deixando os seus pais.. sua familia.. pra tentar coisas melhores para sua vida..
    Na esperança que um dia volte, com um pouco mais de recurso e podendo ajudar de modo geral a sua familia.
    Espero que o povo de Cedro acorde.. Acorde antes que seja tarde demais..

    ResponderExcluir
  3. Ao fazer a leitura da postagem feita pelo proprietário do blog, de fato a população Cedrense cresceu pouco nesses últimos 10 anos, mais isso não implica dizer que Cedro esta na contramão do crescimento.

    Vejamos alguns exemplos de cidades que não cresceu em números de habitantes segundo censo demográfico 2010. Em 2000, o município de Senador Pompeu contava com uma população de 27.225 habitantes. Pelo censo 2010, essa população caiu para 25.101 habitantes, ou seja, são exatamente 2.124 habitantes amenos nesse município.

    Em 2000, O município de Tarrafas contava com uma população de 9.213 habitantes. Pelo censo 2010, essa população caiu para 8.739 habitantes. Essas duas cidades citadas no exemplo tiveram sua população reduzida, mais isso não implica dizer que essas duas cidades estão no atraso como o proprietário do blog se refere a Cedro.

    Vou falar particularmente da cidade de Tarrafas, onde moro atualmente. A cidade tem como prefeita TECA LOPES, conheço pessoalmente e vejo o quanto ela tem melhorado a vida do povo tarrafense e todos os setores, saúde, educação, infre-estrutura, no social, são inúmeras as realizações dessa mulher comprometida com o progresso de tarrafas, algumas das realizações vocês podem conferir no blog do vereador Mauro Bantim http://maurobantim.blogspot.com/. Algumas em destaque como Construção do Estádio Municipal de Futebol, todas as ruas da sede do município 100% asfaltada, salário de todos os servidores públicos em dias, construção de posto de saúde na zona rural entre outras.

    Então vendo como exemplo a cidade de Tarrafas e se eu for analisar o trabalho da prefeita pelo censo demográfico 2010, diria eu que a prefeita não estaria fazendo um bom trabalho, mais a realidade da cidade é outra, uma cidade muito bem administrada pela prefeita.

    ResponderExcluir
  4. Semanalmente venho visitando o blog e vendo postagens de muita importância para nós Cedrenses, por isso parabenizo o proprietário do blog. Mais ao mesmo tempo, vejo um ataque político ao prefeito atual usando sempre esse terno de um Cedro em atraso, antes quando o ataque usava outro “LEMA” Coronelismo, pelo que vejo o ataque apenas mudou o nome mais continua com a mesma intensidade.

    Minha opinião referente a postagem sobre o SINTRAF.

    Referente a essa postagem, eu sou contra qualquer manifestação política dentro de entidades sindicalistas, seja ela realizada pelo atual gestor ou por outro político que representa nossa cidade e que tem interesse político por nosso município. Penso eu que os sindicalistas devem receber apoio dos políticos e não uma troca de favores um para com o outro. Lembro-me de uma eleição para a escolha do presidente do sindicato dos trabalhadores Rural de Cedro, as duas lideranças políticas de nosso município fez daquela escolha sindical uma briga partidária, onde a liderança política do atual gestor defendia o interesse um candidato e a outra liderança política liderada pelo proprietário do blog defendia e apoiava a escolha de outro candidato. Isso mostra leitores o quanto e aonde essas duas lideranças política do nosso município vão até satisfazer o ego político dos mesmos, interferindo até em uma escolha sindical, onde o agricultor deveria ter livre escolha no qual fosse merecedor do voto para ser o seu líder sindical.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o nosso amigo Evandro reconhece a iniciativa da criação do Blog. Faltou ressaltar que aqui impera a democracia, onde todos tem o direito de expressar sua opinião. Agora fica uma pergunta para reflexão: Será que em Cedro existe mesmo democracia?
    Conheço bem o Evandro, pois tive o prazer de jogar com ele no Festal em Várzea Alegre, e acredito que como eu, não reside mais em Cedro devido justamente a falta de oportunidades de trabalho.

    Abraço a todos, em especial ao Evandro, esperamos um dia voltar a Cedro com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de nossa querida cidade, independentemente de quem seja o gestor.

    ResponderExcluir
  6. Caro Amigo Talles é um prazer muito grande esta comentando e partilhando esse espaço com sua pessoa assim como muitos outros internautas, e na oportunidade o amigo comentou que jogamos juntos no Fiscal de Várzea Alegre um momento pra eternizar em nossas memórias.
    É verdade quando o amigo relata o motivo no qual hoje nós não estamos morando em Cedro. É sim também desejo meu um dia voltar e dar minha parcela de contribuição pelo um Cedro cada vez melhor.

    Retribuo o abraço do Amigo Talles, e deixo um recado aos leitores do blog.

    (CEDRO SÓ VAI MUNDAR VERDADEIRAMENTE QUANDO A FORMA DE FAZER POLITICA EM NOSSO MUNICIPIO FOR EXTINTA E NASCER UMA NOVA POLITICA E JUNTO DELA UMA NOVA FORMA DE ESCOLHA)

    ResponderExcluir
  7. SERA Q O POVO DO CEDRO NÃO VER O ML Q ESTE CIDADÃO ESTA FAZENDO A ESTA CIDADE, VAMOA ABRIR OS OLHS MEUS IRMÃOS DAQUI A DOIS ANOS TEMOS DE NOVO A OPORTUNIDADE DE MUDAR ESSE DURA REALIDADE Q VIVE O CEDRO HJ !!

    ResponderExcluir
  8. Senhores,
    Concordo plenamente com o que o Talles fala. Também concordo em partes com o Evandro, principalmente quando ele diz que é preciso mudar a maneira como fazemos política na nossa cidade.
    Precisamos sim mudar,mas pra mudar a forma de fazer política, meu caro Evandro, significa mudar a forma como as pessoas são levadas a votar. Existe em Cedro um comercio de votos. As pessoas, principalmente as mais carentes, vendem seus votos por migalhas, é isso que precisamos mudar urgentemente.
    Precisamos mudar a cabeça das pessoas. E pra isso acontecer se faz necessário sim, mostrar, apontar, criticar. Concordando com Talles, precisamos usar da democracia (que não existe hj em Cedro) para mostrar os demandos da atual gestão. Independente de partidos políticos, precisamos primeiro mudar a forma de gerir nossa cidade.
    Precisamos cobrar, falar, reclamar, apontar. Esse é nosso dever de cidadão. E nós, jovens conscientes politicamente temos obrigação de mudar esta realidade.

    ResponderExcluir
  9. Li todos comentários postados nessa matéria.Respeito a opinião de todos no tocante ao censo demográfico, mas não devemos nos espelhar em cidades A ou B que regrediram sua população(sinal de descaso) e sim nas que elevam seus habitantes(sinal de progresso).
    Foram citadas algumas cidades aqui e parabenizo pelo seu progresso como Tarafas, Senador Pompeu...
    No entanto desejaria citar algumas coisas primárias que ao me ver só existe em Cedro:
    1- esporte aqui não existe.
    2- postos de saúde quando não estão fechados se encontram em péssimas condições.
    3- grande parte salarios atrasados.
    4- corte de energia do (ceo)centro especialidade odontológica, pode?
    5- constante cortes de agua pela cagece nas escolas municipais por falta de pagamento, é justo?
    6- matadouro público fechado há mais de 2 anos... 'Consumimos carne de MOITA"
    7- os filhos de Cedro estão indo nascer em Icó, isto é,salve quando a criança nasce dentro da ambulâcia, e olhe que ja foram vários casos...
    8- tudo isso fora as irregularidades gritantes praticadas contra nosso lugar que tanto queremos bem.
    A realidade de Cedro é essa.Será que nessas cidades citadas acontece o mesmo daqui ou é mera coincidência?
    Reflitam,tirem suas conclusões...
    Abço carinhoso e tenhamos dias melhores independente de cor ou partido.

    ResponderExcluir