terça-feira, 15 de junho de 2010

POPULAÇÃO DE CEDRO SE REÚNE PARA HOMENAGEAR SÃO JOÃO BATISTA, PADROEIRO DA CIDADE


Amigos de Cedro, ontem, a nossa cidade viveu um grande momento de alegria e de muita fé, com os primeiros gestos de homenagem ao padroeiro de nossa terra, São João Batista, com o hastemento da bandeira.

O pau da bandeira saiu nos braços do povo do bairro Prado, percorrendo as principais ruas da nossa cidade, com a imagem de São João Batista à frente, em carro do corpo de bombeiros, sob os aplausos de uma população emocionada, que acompanhou tudo das calçadas e sacadas de suas casas.

O pau da bandeira foi erguido em frente à igreja matriz, com trabalhos comandados pelo padre Anastácio, religioso dedicado a cuidar das famílias cedrenses.

Sei que esse é um momento único e especial na vida do nosso povo, já que estamos falando de fé, união e de esperança. Sei também, que esse é um tempo em que as famílias e os amigos se confraternizam, matando saudades, quando os filhos ausentes da terra retornam para reviver marcantes emoções, vestindo a cidade de felicidade pelas festas juninas, diversão das crianças... enfim, esse é um momento de felicidade para todos nós.

Aproveito o momento para agradecer a todos que valorizam a nossa cidade e a fé em São João Batista para que, no período de 15 a 24 de junho, de festejos ao nosso padroeiro, reflitamos sobre a nossa fé e a nossa vida em comunidade e participemos dessa festa bonita, festa da família cedrense.

A VIDA DE SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista - um dos santos mais populares. Considerado santo protetor das mulheres grávidas.

Segundo a Bíblia, João era primo em segundo grau de Jesus, pois Isabel era prima de Maria.
João batista batizou Jesus nas águas do rio Jordão, rio que hoje faz a fronteira entre Israel e a Jordânia e entre esta e a Cisjordânia.

Segundo a lenda (não baseada na bíblia): Isabel, mãe de São João era prima da Virgem Maria. São João não havia nascido ainda, mas era esperado. Isabel prometeu à Virgem avisá-la logo que criança nascesse. As duas casas não eram muito distantes, de modo que de uma se avistava a outra, com um pouco de esforço.

Numa noite bonita, de céu estrelado, São João nasceu. Para avisar a Virgem, Isabel mandou erguer, na porta de sua casa, um mastro e acendeu uma fogueira que o iluminava. Era o aviso combinado.

A Virgem Maria correu logo a visitar a prima. Levou-lhe de presente uma capelinha, um feixe de folhas secas e folhas perfumadas para a caminha do recém-nascido”.

João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, um profeta de grande popularidade.

Fez severas críticas à família real da época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia, pois o rei era amante da sua cunhada, Herodíades. Segundo o evangelho de São Marcos (cap. 6, vers. 17-28) Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista, que se encontrava preso. O “presente” foi trazido em uma bandeja de prata.

A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneiro no colo, já que segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada cordeiro de Deus.

Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário