quarta-feira, 6 de julho de 2011

SPAECE APONTA QUEDA VERTIGINOSA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE CEDRO

 
Amigos internautas, no dia 27 de junho de 2011, o vereador Gilberto Barbosa (PRB), fez uma explanação na sessão da Câmara, acerca do resultado do SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, ano 2010. O sistema avaliou o desempenho dos alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e a divulgação dos indicadores pela SEDUC comprovam uma queda vertiginosa nos índices de escolaridade da cidade, chegando ao ponto de classificação de alfabetização incompleta, que atinge um percentual de 14,6%, caracterizando assim uma evasão escolar extremamente acentuada.

Parabenizo a iniciativa do Vereador Gilberto Barbosa em levar ao conhecimento da sociedade cedrense, a situação atual em que se encontram os níveis da educação em Cedro. O tema ganhou, na sessão, o apoio de Vereadores da oposição que ficaram perplexos com os resultados obtidos pelo município, os quais colocaram Cedro na 180ª posição, ganhando apenas de quatro cidades. Em 2008, Cedro ocupava 77ª posição, em 2009 decresceu para 115ª e em 2010 continuou decaindo de forma brusca.

Isto é uma vergonha para o município que já teve a educação como um dos maiores projetos para o seu desenvolvimento. Este resultado é o reflexo da má administração da pasta da educação, que de forma imprudente, efetuou transferências de professores por conveniência dos gestores, das péssimas condições físicas de várias escolas, da falta de merenda escolar em diversas ocasiões e do atraso no pagamento dos salários dos professores.

O quadro atual da educação no município de Cedro não corresponde ao volume de recursos recebidos do FUNDEB/FNDE para sua manutenção. Confirmando esta informação, verifiquei que no mês de junho, o município recebeu o valor de R$ 983.342,06, quase 1 milhão de reais apenas do FUNDEB, de cujo montante 40% é destinado à manutenção e o restante para pagamento aos profissionais da educação.

A outra linha de financiamento, FNDE, neste primeiro semestre já liberou para o município o total de R$ 951.491,70, destinados a aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar e ao custeio das despesas com transporte para deslocamento dos estudantes. Dados estes, que não justificam a falta de merenda escolar nas escolas de Cedro.

O que me entristece é saber que estas crianças e adolescentes terão o seu futuro comprometido por estarem recebendo uma formação educacional de má qualidade, a exemplo do resultado recentemente divulgado também pela SEDUC, contendo a relação dos alunos premiados com um microcomputador pelo excelente desempenho na avaliação do SPAECE, nível ensino médio. Nesta modalidade de ensino, o município de Cedro teve apenas dois alunos premiados, enquanto Várzea Alegre, cidade vizinha, teve 15 alunos contemplados com o prêmio. Aos estudantes cedrenses Krishna Bezerra de Lima, aluna do Colégio Estadual Celso Araújo e Marcos Sidney da Silva Costa, da EEEP Francisca de Albuquerque Moura, expresso meus parabéns e desejo de muito sucesso na trajetória estudantil.

Essa realidade sobre a qualidade de nossa educação é de fato preocupante. Precisamos mudar os rumos da educação, investir no futuro e progredir como vem acontecendo em outros centros urbanos. Sabemos da capacidade dos nossos professores e dos nossos alunos, e também sabemos que se houver investimento em treinamento de professores, nas escolas, os alunos estarão motivados e aprenderão muito mais.

Posto aqui imagens que retratam a situação das unidades de ensino de algumas localidades.

Escola João Batista Moreno, Sede do distrito Várzea da Conceição.







Escola Antonio Alves dos Santos, Sede do distrito Lagedo.






Um comentário:

  1. Belas imagens, aqui mostra como anda a administração cedrense, caindo aos pedaços e logo na área da educação.
    Mas o descaso tà em toda parte.

    ResponderExcluir