quinta-feira, 7 de julho de 2011

FESTA DO CHITÃO FAZ PARTE DA AGENDA DE EVENTOS POLÍTICOS DO GRUPO DO PREFEITO


Amigos cedrenses, mais uma vez a festa do Chitão será realizada pela prefeitura em um dia de segunda-feira, inviabilizando a participação dos filhos de Cedro que hoje residem em outras cidades e que ao longo de quase quatro décadas, sempre se programaram para participar desta ex-tradicional festa, que antes integrava as comemorações juninas em louvor ao padroeiro do nosso município, São João Batista. Era um momento único para a nossa gente, ocasião do reencontro de amigos, familiares e conterrâneos. O retorno dos visitantes, que sempre ocorria no domingo, era marcado pela saudade que levavam da sua terra de origem.

A festa do Chitão de Cedro era um acontecimento regional. Fazia parte do calendário cultural do Ceará. A estrutura, a organização e as grandes atrações do evento mostravam ao povo a potência da festa e divulgava a cidade e a festa do padroeiro do município, São João Batista.

Falamos dessa festa hoje com saudosismo. É uma pena que tenhamos que assistir a morte lenta de um evento que já foi grande e que tão bem representou a alegria e a criatividade do nosso povo.

A festa do Chitão deste ano, além de privar o direito de o filho cedrense ausente participar, sem nenhuma sombra de dúvida, perde boa parte do público da região que deixa de frequentar o evento.

A festa perde a sua tradição. Sai do interesse coletivo da comunidade e passa a atender, por capricho, os interesses políticos, e principalmente pessoais, do grupo do prefeito. Fica claro que não há interesse coletivo. A festa, que era de todos, agora é política e promove o grupo do prefeito, ao celebrar o dia 11 de julho, claramente alusivo ao número da legenda partidária à qual pertence o gestor municipal.

Há 4 meses o gestor faz festa com o dinheiro público, promovendo o dia 11, número que qualifica o seu partido político. Isso é uma forma de fazer propaganda política antecipada, tendo o gestor a desculpa de que está fazendo a promoção de lazer para a juventude. Agora, reflitam comigo: Esse é o mesmo prefeito que faz festa a cada dia 11 do mês, há 4 meses, e que justifica que a prefeitura não tem dinheiro para investir na infra-estrutura da cidade e nem para dar aos cedrenses o direito de preservar uma das maiores tradições do município que é a festa do Chitão.

Fica evidente que esse marco na cultura do povo de Cedro perdeu a atenção desta administração no seu planejamento, caracterizando a pouca importância dada ao cidadão, digo uma cidadania perdida.

Até quando os reais interesses do município de Cedro serão suplantados pelos interesses pessoais e/ou políticos?

Como os interesses políticos/pessoais maiores que os do município poderão devolver a auto-estima dos cedrenses?

Deixo em aberto essas indagações aos filhos de Cedro, e torcendo que esta agonizante tradição (a festa do Chitão) possa permanecer viva dentro de cada um de nós, e para aqueles que possam participar, que curtam da melhor maneira possível.

8 comentários:

  1. Coronel e Ditador! E não gestor público. Cedro vai ficar pior... Tirou-nos o direito de participar da festa do Chitão. Cedrense ausenta da terra querida. Fortaleza Ceará. Boa festa amigos.

    ResponderExcluir
  2. Mas D.Analu nem houve sequer o festival de quadrilhas já tradicional em nossa cidade e há quem diga que o sr prefeito não admite concorrência com sua QUADRILHA "CONÌFERA" JÁ INSTALADA E MUITO BEM ADMINISTRADA POR ELE E O RESTO DA TROPA!!
    Sr gestor receba meus votos de parabéns com ou sem sua cara de pau..

    ResponderExcluir
  3. Rapaz ia esquecendo: chitão 2011 é a ressaca do Forricó, ficamos só com a rebarba e para ser feliz numa segunda feira.
    Não posso ir, trabalho na terça... e para quem for feliz ressacão do forricó!!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade essa situação de Cedro é muito triste. Nós filhos ausentes clamamos por democracia. A festa do Chitão não é mas do povo e sim do prefeito. Atrações fracas e pouca divulgação, sem felar no dia de realização. Sem comentários. Parece que o Prefeito não sabe que os filhos ausentes também votam em Cedro e que representam um bom número de votos. Como ele só pensa em voto, acho que sua estratégia não foi a mais adequada. Cedro-Ce, terra onde ainda impera a ditadura... Lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Essa festa foi apenas para quem mora em Cedro, isso é indiscutível, a farra do dinheiro publico em cedro tá inaceitável, o prefeito promove festa todos os meses e favorecimento de si próprio e de seu partido. Só vemos ou ouvimos noticias da nossa cidade nas páginas policiais da imprensa, tudo muito negativo para nossa terra. Ai eu pergunto???? Será qdo é que o povo Cedrence vai abrir osa olhos e tirá a venda da cara e ver esses festivais de desmando que está acontecendo? Só resta apelar ao santíssimo para mudar essa história e os anos de regresso da nossa terra.

    ResponderExcluir
  6. O problema do Cedro é que o povo está alienado demais. Se convece com pouca coisa ou quase nada. Tem pessoas honestas e justas, mas tem muita gente mamando na teta do Prefeito e por isso essa babação toda. Além do mais, os funcionários da Prefeitura ainda temem o prefeito, como se não existisse justiça. O Prefeito de Cedro é e será sempre perseguidor e ditador, porque algumas pessoas apoiam e vivem dessa ditadura. Os babões do Prefeito não sabem fazer nada, a não ser ganhar sem trabalhar, ou seja, ganhar para babá. Vão estudar e ter uma profissão, pois esse prefitinho aí não vai durar muito tempo no comando mais não. Quero ver quando ele perder, se vai dar essas assistências. Quero ver a última dama pagar contas de energia quando ele tiver fora da Prefeitura. Reflexão é tudo. Abram os olhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Não sei porque a justiça ainda permite esses eventos (comícios) que ocorrem todos os dias onze.
    Está na cara que é uma forma de está repetindo o número da legenda partidária do prefeito. Acho que é uma propaganda eleitoral fora de época.

    ResponderExcluir
  8. Vcs ainda acham.. é a certeza meu povo! Isso é uma promoção partidaria que está acontecendo, ele nunca foi de fazer festa em Cedro.. Aliás conheço a atual adm como "povo que acabou com as tradições da cidade. Ex: Chitão, Semana do Municipio.. e outros". Vi durante anos a festa do chitão morrendo aos poucos.. Sem falar que em alguns anos nem teve a semana do municipio.. Ai agora ele está fazendo isso.. promovendo o seu número de campanha eleitoral, isso é uma vergonha para o Cedro.. e para a justiça que permite essa barbaridade! Pensando por outro lado ele está gastando "agora" o que tanto tirou do povo com sua tropa de elite.

    ResponderExcluir