sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

RUAS DO CEDRO INUNDADAS PELAS ÁGUAS DO AÇUDE VELHO












Caros cedrenses, é imensa a nossa alegria quando chega a época das chuvas. Desejamos que neste ano seja confirmado um bom inverno, com mesa farta para todos os cidadãos desta nossa querida terra.

Tenho que mostrar a minha revolta com a falta de atenção do gestor do nosso município com o Açude Velho. Feito para reservar água de qualidade para o nosso povo, o açude encontra-se abandonado, sem manutenção nenhuma. A pasta cobre a bacia do reservatório.

No último dia 28 de janeiro, o Açude Velho sangrou. Era para ser uma festa, mas a sangria do açude causou muitos transtornos, levando as águas a inundarem várias ruas da cidade, principalmente a Av. Pedro Lopes Vieira e a Rua Adauto Castelo, no coração de Cedro.

A minha preocupação aumenta, quando observo que estamos em uma luta tremenda contra a dengue e a invasão da cidade pelas águas do açude, poderá contribuir para o surgimento do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Esse problema já poderia ter sido resolvido pelo atual prefeito, bastava ter dado continuidade às obras construídas pelo nosso grupo político, que fez todas as etapas que foram projetadas à época. Primeiro, com a continuação do canal, cuja construção, às margens da linha ferroviária, foi iniciada na administração do ex-prefeito José Batista Filho “Dois de Ouro”, e na minha gestão, quando iniciei a construção de uma galeria de drenagem na Rua Adauto Castelo. É bom ressaltar que na atual administração a galeria de drenagem nunca recebeu manutenção.

O episódio da invasão das águas do Açude Velho, inundando ruas do Cedro, é uma demonstração clara da falta de compromisso deste governo que está no poder. Imaginem os senhores que quando na gestão de “Dois de Ouro” e na minha administração o acesso a recursos dos governos federal e estadual eram muito difícil, nós conseguimos verba nestas instâncias e investimos recursos do município para resolver o problema.

Agora, no momento atual, com o governo federal e o governo estadual, liberando facilmente recursos para todos os setores da administração, com projetos específicos para problemas como o do Açude Velho, com o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, fica configurada a falta de interesse da atual administração. Eles não movem uma palha para resolver os problemas que afligem a nossa gente.

Acredito que temos que pensar no futuro, orientar o nosso povo a seguir firme no objetivo de mudar essa situação de atraso, desprezo e de falta de atenção da administração para com o povo de Cedro e seus problemas.

10 comentários:

  1. É com imensa tristeza que vejo essas fotos. Fico imaginando a aflição de muitos.
    Acho que eles estão preocupados mais em enriquecer suas contas bancárias do que mesmo com o descaso que assola a população.
    Sei que com o passar dos anos só aumenta a preocupação das pessoas com relação a esse açude, e pouco se faz pra resolver o problema, á água não está invadindo a casa dele, é por isso que não se tem nenhum tipo de procedimento, e chego a me perguntar?? Como as pessoas gostam se sofrer tanto. Será que essa má administração vai perdurar por mais tempo??
    Meu povo acorde pra realidade, que por sinal é bastante dura.. É tempo de mudança.. De alçar vôos ..Progredir.. Hora de exigir... Se não exigimos fica por isso mesmo.
    Vamos tentar ajudar os que ainda encontra-se com os olhos vendados e abrir mais ainda os nossos para termos vida com qualidade e sem descaso. Vamos lutar por melhorias, exija o seu direito.

    ResponderExcluir
  2. Como o nome já nos sugere "AÇUDE VELHOR" PROBLEMA ANTIGO. Esse açude dentro da cidade é uma bomba relógio para as pessoas que reside por trás da parede do mesmo, além de deixar as principais ruas da cidade totalmente alagadas. Todo ano essa cena se repete e o administrador do município nada faz para resolver esse problema.

    Tenho certeza que esse açude foi feito antes da cidade receber o abastecimento de água. A construção desse foi uma total falta de planejamento por parte daquele que o construiu. Seria melhor e mais fácil ter lutado e colocado água encana de qualidade na cidade, e não colocando uma açude sem nenhum tratamento para servi como única e exclusiva fonte de água para uso da população e porque não dizer para beber e cozinha com uma água sem tratamento. Pois as pessoas mais carentes que não tinham dinheiro pra comprar água mineral para beber, tinham que se sujeitar a beber água sem nem um tipo de tratamento.

    Agora vem usando um meio de comunicação para tentar tapar o sol com uma peneira e jogar sua sujeira para outra pessoa. Isso é subestimar a inteligência das pessoas, é querer confundir a cabeça da pessoas...

    A mudança que tanto se comenta, se Deus quiser ela vai acontecer, pois esta sendo necessário sim, mudar de administrador, só desejo que essa mudança não seja para um retrocesso e nem tão pouco mudança para um passado de administrações desastrosas.

    Acredito na mudança e que ela vem logo, mas que seja MUDANÇA!

    ResponderExcluir
  3. Cara Amigo Creio que eh muito novo para ser especialista em "PROBLEMAS ANTIGOS" Tapar o sol com a peneira é o que é feito desde que o atual gestor tem comandado o município usando por meios muito mais mesquinho, Acredito também que não tem nenhum conhecimento em Agua tratada pois a Agua que Abastece o Cedro é uma verdadeira Vergonha. Por que o Açude foi construido em gestões anteriores que a atual gestão Tem que Abandonar o povo? Vamos Deixar a paixão de lado caro Amigo e partir pra razão. Dr. Nilson Tem Credibilidade e Competência para Comentar qualquer Assunto que se relaciona com a população de Cedro.

    Vou lhe dar exemplos de sujeira: COOPERATIVA DO SEABRA, FRAUDE NO SEGURO SAFRA, ORDEM DE PAGAMENTOS FALSAS, FARRA DO IPTU, PERSEGUIÇÃO, ENGANAÇÃO e muito mais... Isso é sujeira!

    ResponderExcluir
  4. Só Respondendo o Caro Colega Acima!!!
    Em nenhum momento Falei que sou ESPECIALISTA em alguma coisa aqui! Outra não é preciso ter mais idade para saber da uma opinião a respeito desse problema que vem se arrastando a anos em Cedro.

    E quando você se refere ao gestor atual eu nada tenho haver com administração dele, apenas sou um Cedrense cansado de vê dois partidos político tentando realizar suas vontades partidárias a troco do sofrimento da população.

    Quando se refere a conhecimento em água tratada, realmente nunca fiz um estudo para entender melhor o assunto, mais posso lhe garantir que um açude que recebe lixo dentro dele após chuvas esse não tem tratamento algum.

    Quando você se refere à paixão, tenho sim paixão, não pelos partidos políticos de Cedro, pois acho não serem merecedores de minha paixão, tenho paixão pela vida, pelos amigos e familiares.

    Acho que você deveria ler novamente meu comentário e vê qual é meu ponto de vista a respeito desse problema, mais com essas suas palavras politiqueiras que tenta me colocar, essas sim pra mim não irão fazer diferença em meu ponto de vista..

    Estou sempre acompanhando as postagens do blog, quando vejo razão estou a favor, quando vejo que é apenas uma forma de fazer politicagem partidária do autor sou contra e isso é um direito meu...

    Tenha uma Boa Semana!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Evandro quando vc diz: "A construção desse foi uma total falta de planejamento por parte daquele que o construiu". Se você não conhece a história de Cedro te digo: Quando o município de Cedro era chamado de Fazenda Cedro (por volta de 1900-1913)esse açude já existia. Só em 21 de outubro de 1920 (pela Lei Estadual Nº 1715, de 09 de julho de 1920) a então Fazendo Cedro se tornaria município de Cedro. Então com base nos fatos que citei acima te pergunto: Como quem construiu esse açude iria adivinhar que a Fazendo Cedro que já foi chamado Cedro Vila, se tornaria só em 1920 cidade, inviabilizando assim as condições de moradia por conta de seu sangradouro? Existe planejamento para esse fatos? Veja Evandro a história conta como foi. É uma pena que somente "Dois de Ouro" (1989-1992) e Dr. Nilson (1993-1996) tiveram a iniciativa depois do Cedro já com 69 anos, de iniciar o canal (DOIS DE OURO) e a galeria (Dr. NILSON) para viabilizar a sangria de histórico açude. já pesquisei muito sobre isso e sei que os recursos por parte do governo federal na época de Dois de Ouro, Nilson e em outras administrações passadas eram muito poucos em comparado a hoje em que governo federal despeja rios e rios de dinheiro. Então fica as minhas 2 perguntas: Porque Nilson Diniz foi o último prefeito a fazer algo pela sangria do açude velho? E já está com mais de 14 anos que ele saiu e já teve mais de 3 gestões depois da dele. Será que essas gestões de 1997 até hoje (2011) receberam ou recebem recursos iguais aos de antigamente? A primeira pergunta é respondida quando no blog diz que é "falta de compromisso deste governo que está no poder". E a segunda já pesquisei, olhei o portal da transparência. Não estou aqui para atacar A ou B, mas para expor minha opinião sobre a realidade do nosso município.

    ResponderExcluir
  6. Certo!! Que bom que foi esclarecido que esse açude já vem antes da existência da cidade, essa informação não sabia, mais agradeço a informação sou grato.
    Minha duvida maior era com relação à construção do mesmo, se teria sido construído antes das residências ou depois das residências, mais agora como o colega acima falou foi antes...

    Antão mudo um pouco meu ponto de vista!! Que tal uma projeto para esse açude ser extinto e nascer dele um pólo de laser para as pessoas daquele bairro. Acredito-me que seria mais bem aproveitado pela população e acabaria de uma vez por todas que esse problema antigo...

    Mais se esse governo municipal que esta no poder nada fez e outras administrações fizeram mais não conseguiram acabar com o problema, é porque ainda falta uma atenção melhor para esse problema tão serio que um dia pode se torna uma grande tragédia. Passado e presente ainda não foram capazes de resolver um problema!! Então quem será que um dia vai resolver? Perguntas que só um tempo poderá responder...

    E pra deixar claro aos leitores do blog, nada tenho contra o administrador do município e menos ainda contra o autor do blog, ao contrario estou adorando esse blog, as postagens, por isso participo com meus comentários freqüentemente, dando minha opinião e aprendendo mais sobre meu município.

    Boa tarde a Todos

    ResponderExcluir
  7. Um polo de lazer seria excelente. Tem um exemplo próximo daqui, a tal lagoa de Varzea Alegre que antes era um problema, hoje é motivo de orgulho para o povo Varzealegrense. Mas insfelizmente está um pouco difícil de isso acontecer, não vejo a nossa população se mobilizar em relação a nada. O povo se acostumou a dizer amém a tudo que tem de errado em nosso município. O que nos resta agora é esperar.

    ResponderExcluir
  8. Este problema do Açude Velho nunca será resolvido por esta turma do atraso. Agora com a nomenclatura dada pela Polícia Federal "Quadrilha". João Viana que é sinônimo de falso, enganador, caloteiro, mentiroso, invejoso, arrogante, prepotente e descarado jamais dará contuidade à galeria de drenagem, obra de iniciativa do ex-prefeito, Dr. Nilson, ou ao canal de drenagem de iniciativa do ex-prefeito, Dois de Ouro. Nos 14 anos que eles estão no poder já demonstraram a falta de interesse de resolver o problema causado pelo Açude Velho. Cara de pau eles ainda dizem que o "Cedro está no caminho certo".

    ResponderExcluir
  9. Se o açude foi construído antes da fundação da cidade,porque então que o grupo oposicionista que ficou no poder durante 36 anos,não resolveu essa questão? Realmente algo tem que ser feito e urgente,falar agora é mole eu quero ver é fazer!!

    ResponderExcluir
  10. Então o grupo de situação está esperando completar também 36 anos para fazer?
    Já está com 15 anos, então falta 21.

    Vou aguardar...

    ResponderExcluir