sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONSTRUÇÃO DO FUTURO - ESTUDANTES DO IFCE FORMADOS EM MATEMÁTICA E MECATRÔNICA



“Foi um dia em que senti orgulho de ser cedrense”

Meus caros irmãos cedrenses, no último dia 10 de setembro, tive a oportunidade de participar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Cedro, da Solenidade de Formatura dos Cursos Superiores de Licenciatura em Matemática e Mecatrônica.

Os Formandos 2011.1, homenagearam com o nome da turma o professor Francisco Camilo da Silva, o paraninfo foi o Pe. Anastácio Ferreira de Oliveira, que na solenidade foi representado pelo professor Glauber Moura. A professora Maria Vanísia Mendonça de Lima foi escolhida madrinha dos formandos, e eu, na ocasião, representei o patrono das turmas, Ubiratan Diniz Aguiar.

Às 19h, na Igreja Matriz de São João Batista, aconteceu a Missa em Ação de Graças pela formatura e às 21h, no IFCE, a solenidade de formatura. O Diretor do Instituto, prof. José Nunes Aquino, abriu a solenidade.

O mestre de cerimônia falou dos 16 anos da escola, transcorridos no último dia 05 de dezembro, evidenciando a importância da escola para Cedro e região, e da brilhante idéia do cedrense Ubiratan Diniz Aguiar em dar este grande presente aos filhos de Cedro, que encontraram nesta instituição de ensino, o caminho aberto para alcançar a aprendizagem de nível técnico e a graduação em nível superior.

A oradora da turma foi Maria Erenice dos Santos Barros, que de maneira informal, lembrou os momentos que a turma passou para chegar ao momento de conclusão dos cursos. Ela argumentou que o ensino da Matemática não será o mesmo com a chegada de mais 19 formandos em nesta área e dos 09 formandos em mecatrônica. Nesta ocasião, parabenizou todos os formandos, bem como os que fazem o corpo docente e a direção do IFCE por mais essa grande conquista.

A minha alegria é ainda maior pelo fato de como prefeito de Cedro, no ano de 1994, ter concluído a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e entregue para a população este importante instrumento de serviço à educação. Sinto que cada estudante que passa por esta escola sai para o mercado de trabalho preparado, pronto para moldar sua vida e contribuir para o engrandecimento, não apenas do Cedro, mas do Ceará e do Brasil.

A minha confiança nessa geração é grande, pois sei da sua competência em transformar a sua realidade num futuro sempre evolutivo e progressista. Parabéns e sigam com fé na vida e no futuro.

domingo, 11 de setembro de 2011

100 ANOS DE RAIMUNDA MORENO






Meus caros irmãos cedrenses, tenho a alegria de divulgar neste blog o aniversário de 100 anos de Raimunda Moreno de Araújo, ocorrido neste dia 04, comemorado em Fortaleza ao lado dos seus familiares e amigos.

Raimunda Moreno, filha única de José Moreno de Araújo e de Vicência Moreno de Araújo, nasceu no sítio Baixio do Gabriel, no distrito de Assunção, em 1º de setembro de 1911. Era casada com o pernambucano José Quirino da Rocha, que faleceu em 1985. Da união do casal nasceram 8 filhos: Adailti Moreno, Eneide Maria, Erenita Moreno, Elba Moreno, Maria de Fátima, José Moreno, Eldair Moreno e Luiz Claudio, 18 netos, 10 bisnetos e 2 tataranetos.

A população cedrense tem na pessoa de Raimunda Moreno, a merendeira da Escola Gabriel Diniz, um exemplo de uma mulher determinada, religiosa e amorosa com todos.

Partiu dela uma geração de trabalhadores, uma vez que esta centenária viu Cedro praticamente nascer.

A nossa cidade tem 90 anos e os 100 anos de Raimunda Moreno explica a paixão que ela devota ao município. São muitas histórias para contar.

Muitos provaram da deliciosa comida feita por Raimunda Moreno, que acolheu em sua “pensão” autoridades, amigos e todos aqueles que procuravam o local para saciar a fome, ou mesmo para uma estadia, boa conversa, e o cafezinho servido à moda do nosso interior.

Quando vejo Raimunda Moreno, vejo a história de Cedro e da sua histórica ferrovia. Os passageiros de trem que viajavam por Cedro, como os corretores de algodão, professores do Senai e outros, eram acomodados em seu estabelecimento.

A lucidez de Raimunda Moreno me impressiona. Ela lembra com graça, partes importantes da história de Cedro. Ri dos fatos contados pelos hospedes e conta os seus feitos com alegria.

Talvez esta seja uma receita para viver feliz, para viver 100 anos. Pessoas como ela tornam a vida mais leve e nos apontam que o horizonte sempre está um passo à frente.

Eu tive o privilégio de estar em sua festa de aniversário. Presenciei a atenção que a centenária Raimunda Moreno recebeu e recebe dos seus familiares, e é justo que seja sim, pelo seu modelo exemplar de vida.

Então, sigamos o exemplo de vida de Raimunda Moreno e façamos valer a vida todos os dias. Para ela, não apenas os votos de parabéns, mas, a nossa interseção a Deus para que a cubra de bênçãos e saúde.

Abaixo, uma poesia de Cândido BC Neto, em homenagem a Raimunda Moreno, extraída do livro “Berra alto que o curral é grande”. O autor esteve presente no centenário da homenageada.

RAIMUNDA MORENO

raimunda
banqueteira dos seiscentos mil diabos
fazendo festa até pros representantes dos demônios

conta pra mim aquela estória de novo
conta velha, que lhe darei
um pedaço do mundo

e os meninos corriam
ouvindo o som dos gritos
altos, brutos e sem moral...
(quem já viu gente boa ter moral?)
de raimunda, sempre com a bola do olho preta

banqueteira
aquele ‘‘doutô’’ nem sonha
com seus banquetes sofridos
de ‘‘baião-de-dois com toucim torrado’’
e às vezes quando faltava o toucim...

raimunda
ainda hoje guardo nossos segredos
que escondemos no baú
com medo de complicar Deus

eu me lembro
e hoje farei dos seus capuchos brancos
o travesseiro pros meus sonhos,
e sonharei gritando ao mundo
aquilo que vovó já dizia:

raimunda
você não é preta
você não é morena
você não é branca
não é mameluca
você é azul
um azul assim
miudim
do tamanho
do que Deus
derramou no céu.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CRIANDO OPORTUNIDADES













Prezados conterrâneos, sábado, dia 27 de agosto, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Sítio Vaca Morta, distrito Santo Antônio, tive a honra de participar juntamente com o Deputado Estadual licenciado, Mauro Filho, Secretário da Fazenda do Estado do Ceará; Dr. Gildásio Oliveira, Presidente da Câmara de Cedro; os Vereadores Gilberto Barbosa, Ana Nilma e Edivan Sales; João Brito Lima (Ferreira) presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Celso Fernandes da Gama, presidente da Liga Cedrense de Associações Livres, da solenidade de entrega de certificados de conclusão do curso de Corte e Costura, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Ceará por meio do Programa Criando Oportunidades, que capacitou 20 moradoras da comunidade.

Esta ação foi uma iniciativa da Associação Comunitária Manoel Barbosa Vale, presidida por Tereza Maria de Jesus, que tem como objetivo oferecer cada vez mais à comunidade, condições de trabalho qualificado e remunerado. Esse empreendimento recebeu o apoio de todos nós, especialmente do Vereador Gilberto Barbosa que conquistou junto  ao Governo do Estado, através das pessoas de Cid  Gomes e Mauro Filho, a viabilidade da execução do programa.

A solenidade foi realizada em um clima de emoção que ficou revelado no semblante de cada artesã, por receber um título que lhe dava qualificação profissional para exercer com dignidade o seu ofício.

Na ocasião, Mauro Filho efetuou a entrega de 10 máquinas de costura, doadas pelo programa para a associação da comunidade gerenciar a unidade de produção que será instalada.

Expresso aqui meus votos de parabéns extensivos a toda comunidade, pela realização deste sonho que certamente contribuirá para o crescimento do potencial desta localidade e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos com o projeto.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

HOMENAGEM AOS PAIS DO DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO








Caros amigos e irmãos cedrenses, no último domingo, dia 28 de agosto de 2011, foi realizada uma programação especial no sitio Vaca Morta, distrito de Santo Antonio, dedicada aos pais, da qual tive a alegria de participar.

A programação teve café da manhã, celebração, cortes de cabelo gratuitos, sorteio de brindes e futebol dos pais.

Venho aqui parabenizar a comunidade, por meio do vereador Gilberto Barbosa, familiares e colaboradores em geral, por mais uma bela e organizada comemoração.

O distrito de Santo Antônio segue dando exemplo que, se houver união e comprometimento, os resultados do trabalho aparecem.

Participei desta linda festa acompanhado de Dr. Moises Alcântara e de Dr. Juceza Teixeira, ocasião que dei os parabéns aos pais presentes.