sexta-feira, 29 de julho de 2011

O BARBOSÃO É INAUGURADO












No último sábado, na comunidade de Vaca Morta, distrito de Santo Antônio, tive a honra de participar da inauguração do Estádio Neilson Barbosa do Vale, o Barbosão. Para mim, mais um grande exemplo de trabalho comunitário prestado pelos moradores daquela localidade, que teve à frente o vereador Gilberto Barbosa.

Já tive oportunidade neste blog de fazer um registro mais detalhado de toda a luta enfrentada pelos desportistas do distrito para construir este estádio.

No momento em que a Prefeitura de Cedro mais tem desprezado o esporte, que é uma ferramenta de socialização e interação do homem, o distrito de Santo Antônio dá este grande exemplo para a gestão pública de Cedro, conseguindo por esforço próprio, construir na atualidade, o melhor estádio de futebol da zona rural do município.

Emocionei-me ao ver senhores idosos chorando no ato de descerramento da placa de inauguração, pois ali viam uma praça de esporte sendo aberta para seus filhos e familiares darem continuidade a prática esportiva desenvolvida por eles durante a sua vida, mantendo viva a representação da comunidade através da equipe Vaca Morta que tão bem tem levado o nome do distrito a diversas regiões.

Ao povo querido do distrito de Santo Antônio, expresso mais uma vez os meus votos de parabéns pela iniciativa, trabalho comunitário, esforço e conquista de um povo que é orgulho cedrense.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

GOVERNO DO ESTADO INICIA ESTUDO PARA ASFALTAR AS ESTRADAS DE ACESSO AOS DISTRITOS DE VÁRZEA DA CONCEIÇÃO E SANTO ANTÔNIO




Amigos cedrenses, já se encontra em Cedro, uma equipe técnica do Governo do Estado, fazendo o levantamento topográfico das estradas vicinais que dão acesso aos distritos de Várzea da Conceição e Santo Antônio, através da CE-113.

Este projeto é o cumprimento de uma promessa política do Governador Cid Gomes, durante a sua campanha de reeleição em 2010, que recebeu em Cedro o apoio do nosso grupo político. Na época, apresentamos estes dois projetos como prioritários para o desenvolvimento do nosso município. Para este fim, contamos com o apoio do grande amigo de Cedro, o deputado estadual licenciado e atual secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho. A ligação do asfalto ao distrito de Santo Antônio possibilitará, em um futuro próximo, o escoamento da produção agrícola dos ribeirinhos do Rio Salgado, que vai integrar o projeto de transposição do Rio São Francisco e beneficiará a todos os cidadãos cedrenses. 

Já o asfaltamento da estrada da Várzea da Conceição, quitará uma dívida antiga do município para com o seu primeiro distrito, além de viabilizar o tráfego de uma das regiões mais produtivas.

A melhoria dessas estradas, com a implantação da manta asfáltica, realizará um sonho antigo dos moradores destas comunidades, porém, é preciso entender que o gestor Cid Gomes, é um administrador sério e comprometido com o Estado e que seus projetos cumprem todas as etapas necessárias. Neste primeiro momento está sendo realizado o estudo de identificação das áreas, depois será encaminhado para sua equipe de engenharia que irá orçar o valor das obras e em seguida autorizar o processo de licitação para realização dos serviços.

Acompanharei de perto todas essas etapas e tenho a plena confiança de que pelo que o governador vem desenvolvendo no estado e pelo que já foi feito no município de Cedro, este projeto será mais uma marca sua que ficará impressa na história do progresso da nossa cidade.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DESVIO DE VERBA EM PROJETO DE CISTERNAS DE PLACAS DE CEDRO SERÁ APURADO PELA JUSTIÇA FEDERAL


Meus amigos cedrenses, como diz o jornalista Boris Casoy, “isto é uma vergonha”. Mais uma vez o nome do nosso município foi estampado na imprensa com uma notícia negativa. Desta vez o Diário do Nordeste dedicou no Caderno Regional do dia 09 de julho, uma página para a cidade de Cedro com reportagem intitulada “Procuradoria apura desvio de verba em projeto de cisternas”.


Diante dos fatos apresentados na notícia publicada pelo Jornal Diário do Nordeste e pelo que apresenta o laudo do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), repito que o caso é grave e merece mesmo apuração pelos órgãos competentes. Parabenizo os vereadores da oposição pela postura correta na fiscalização do dinheiro público e também parabenizo o povo de Cedro, que vem denunciando certos desmandos da atual gestão municipal, agindo como cidadãos de bem que querem respeito e o desenvolvimento de Cedro.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

FESTA DO CHITÃO FAZ PARTE DA AGENDA DE EVENTOS POLÍTICOS DO GRUPO DO PREFEITO


Amigos cedrenses, mais uma vez a festa do Chitão será realizada pela prefeitura em um dia de segunda-feira, inviabilizando a participação dos filhos de Cedro que hoje residem em outras cidades e que ao longo de quase quatro décadas, sempre se programaram para participar desta ex-tradicional festa, que antes integrava as comemorações juninas em louvor ao padroeiro do nosso município, São João Batista. Era um momento único para a nossa gente, ocasião do reencontro de amigos, familiares e conterrâneos. O retorno dos visitantes, que sempre ocorria no domingo, era marcado pela saudade que levavam da sua terra de origem.

A festa do Chitão de Cedro era um acontecimento regional. Fazia parte do calendário cultural do Ceará. A estrutura, a organização e as grandes atrações do evento mostravam ao povo a potência da festa e divulgava a cidade e a festa do padroeiro do município, São João Batista.

Falamos dessa festa hoje com saudosismo. É uma pena que tenhamos que assistir a morte lenta de um evento que já foi grande e que tão bem representou a alegria e a criatividade do nosso povo.

A festa do Chitão deste ano, além de privar o direito de o filho cedrense ausente participar, sem nenhuma sombra de dúvida, perde boa parte do público da região que deixa de frequentar o evento.

A festa perde a sua tradição. Sai do interesse coletivo da comunidade e passa a atender, por capricho, os interesses políticos, e principalmente pessoais, do grupo do prefeito. Fica claro que não há interesse coletivo. A festa, que era de todos, agora é política e promove o grupo do prefeito, ao celebrar o dia 11 de julho, claramente alusivo ao número da legenda partidária à qual pertence o gestor municipal.

Há 4 meses o gestor faz festa com o dinheiro público, promovendo o dia 11, número que qualifica o seu partido político. Isso é uma forma de fazer propaganda política antecipada, tendo o gestor a desculpa de que está fazendo a promoção de lazer para a juventude. Agora, reflitam comigo: Esse é o mesmo prefeito que faz festa a cada dia 11 do mês, há 4 meses, e que justifica que a prefeitura não tem dinheiro para investir na infra-estrutura da cidade e nem para dar aos cedrenses o direito de preservar uma das maiores tradições do município que é a festa do Chitão.

Fica evidente que esse marco na cultura do povo de Cedro perdeu a atenção desta administração no seu planejamento, caracterizando a pouca importância dada ao cidadão, digo uma cidadania perdida.

Até quando os reais interesses do município de Cedro serão suplantados pelos interesses pessoais e/ou políticos?

Como os interesses políticos/pessoais maiores que os do município poderão devolver a auto-estima dos cedrenses?

Deixo em aberto essas indagações aos filhos de Cedro, e torcendo que esta agonizante tradição (a festa do Chitão) possa permanecer viva dentro de cada um de nós, e para aqueles que possam participar, que curtam da melhor maneira possível.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SPAECE APONTA QUEDA VERTIGINOSA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE CEDRO

 
Amigos internautas, no dia 27 de junho de 2011, o vereador Gilberto Barbosa (PRB), fez uma explanação na sessão da Câmara, acerca do resultado do SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, ano 2010. O sistema avaliou o desempenho dos alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e a divulgação dos indicadores pela SEDUC comprovam uma queda vertiginosa nos índices de escolaridade da cidade, chegando ao ponto de classificação de alfabetização incompleta, que atinge um percentual de 14,6%, caracterizando assim uma evasão escolar extremamente acentuada.

Parabenizo a iniciativa do Vereador Gilberto Barbosa em levar ao conhecimento da sociedade cedrense, a situação atual em que se encontram os níveis da educação em Cedro. O tema ganhou, na sessão, o apoio de Vereadores da oposição que ficaram perplexos com os resultados obtidos pelo município, os quais colocaram Cedro na 180ª posição, ganhando apenas de quatro cidades. Em 2008, Cedro ocupava 77ª posição, em 2009 decresceu para 115ª e em 2010 continuou decaindo de forma brusca.

Isto é uma vergonha para o município que já teve a educação como um dos maiores projetos para o seu desenvolvimento. Este resultado é o reflexo da má administração da pasta da educação, que de forma imprudente, efetuou transferências de professores por conveniência dos gestores, das péssimas condições físicas de várias escolas, da falta de merenda escolar em diversas ocasiões e do atraso no pagamento dos salários dos professores.

O quadro atual da educação no município de Cedro não corresponde ao volume de recursos recebidos do FUNDEB/FNDE para sua manutenção. Confirmando esta informação, verifiquei que no mês de junho, o município recebeu o valor de R$ 983.342,06, quase 1 milhão de reais apenas do FUNDEB, de cujo montante 40% é destinado à manutenção e o restante para pagamento aos profissionais da educação.

A outra linha de financiamento, FNDE, neste primeiro semestre já liberou para o município o total de R$ 951.491,70, destinados a aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar e ao custeio das despesas com transporte para deslocamento dos estudantes. Dados estes, que não justificam a falta de merenda escolar nas escolas de Cedro.

O que me entristece é saber que estas crianças e adolescentes terão o seu futuro comprometido por estarem recebendo uma formação educacional de má qualidade, a exemplo do resultado recentemente divulgado também pela SEDUC, contendo a relação dos alunos premiados com um microcomputador pelo excelente desempenho na avaliação do SPAECE, nível ensino médio. Nesta modalidade de ensino, o município de Cedro teve apenas dois alunos premiados, enquanto Várzea Alegre, cidade vizinha, teve 15 alunos contemplados com o prêmio. Aos estudantes cedrenses Krishna Bezerra de Lima, aluna do Colégio Estadual Celso Araújo e Marcos Sidney da Silva Costa, da EEEP Francisca de Albuquerque Moura, expresso meus parabéns e desejo de muito sucesso na trajetória estudantil.

Essa realidade sobre a qualidade de nossa educação é de fato preocupante. Precisamos mudar os rumos da educação, investir no futuro e progredir como vem acontecendo em outros centros urbanos. Sabemos da capacidade dos nossos professores e dos nossos alunos, e também sabemos que se houver investimento em treinamento de professores, nas escolas, os alunos estarão motivados e aprenderão muito mais.

Posto aqui imagens que retratam a situação das unidades de ensino de algumas localidades.

Escola João Batista Moreno, Sede do distrito Várzea da Conceição.







Escola Antonio Alves dos Santos, Sede do distrito Lagedo.






terça-feira, 5 de julho de 2011

MERCADO CENTRAL (VELHO) DE CEDRO VOLTA A SER DESTAQUE NEGATIVO NA IMPRENSA DO ESTADO

Conterrâneos, na última segunda-feira, dia 27 de junho, a Coluna Voz dos Municípios, do Jornal Diário do Nordeste, voltou a dar destaque a situação de abandono e deterioramento do Mercado Velho de Cedro, desta vez, a pedido do comerciário Alberto Pinho.

Na oportunidade, parabenizo o seu Alberto, que tão bem exerceu a sua cidadania, procurando levar ao conhecimento dos meios de comunicação os descasos por ele vivenciados.

É lamentável saber que a gestão pública do Cedro não tem o desenvolvimento da cidade como ação prioritária. A situação de abandono deste mercado não se constitui como fato isolado, apenas mostra que toda a estrutura patrimonial da cidade está em decadência.

O gestor e sua equipe não encontram tempo para projetar medidas de recuperação deste patrimônio, nem tão pouco, de captar recursos junto aos Governos Estadual e Federal, para reverter esta situação de abandono que vive a nossa cidade. Porém, encontram tempo suficiente para mover na justiça uma ação de despejo contra quatro permissionários do Mercado Público José Fernandes Teixeira (Novo), por não rezarem em sua cartilha.

A Justiça, que não aceitou os argumentos fajutos apresentados pelo prefeito, proferiu sentença no dia 02 de maio de 2011, obrigando a Prefeitura a renovar a autorização de ocupação dos boxes pelos referidos permissionários.

O gestor, Inconformado com a derrota na justiça, reajustou as taxas de uso dos boxes, passando de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para R$ 70,00 (setenta reais), na parte externa, e de R$ 8,50 (oito reais e cinqüenta centavos) para R$ 35,00 (trinta e cinco reais), o uso da parte interna. O aumento seria talvez coerente se os permissionários tivessem recebido reformas em suas instalações, como isso não aconteceu, fica evidente a forma discriminatória de tratar a sua gente.

Aproveito a ocasião para publicar fotos que foram cedidas por um internauta e que confirmam a verdadeira situação de abandono e desprezo do Mercado Central (Velho) de Cedro.